5 benefícios da drenagem linfática

5 benefícios da drenagem linfática

Se você é frequentadora de casa de massagens ou de clínicas de estética, provavelmente já ouviu falar de um procedimento chamado drenagem linfática, certo? Mas será que você sabe para que serve e quais os benefícios desse procedimento para a saúde? É isso que vamos discutir no post de hoje. Continue lendo e tire suas dúvidas!

O que é a drenagem linfática?

Antes de falarmos dos benefícios deste tratamento estético, é preciso explicar o que é esse procedimento. A drenagem linfática consiste em uma massagem terapêutica, que é responsável por ajudar a remover os excessos de líquidos e resíduos acumulados em certas partes do nosso corpo. Estes excessos são eliminados através da nossa circulação linfática e também dos rins, já que logo após este procedimento sua bexiga pode estar cheia e, através da urina os resíduos são expelidos.

Quais são os benefícios desta técnica?

A drenagem linfática é procurada pelos mais diversos motivos e benefícios. Conheça alguns deles:

Estimular a circulação

Com a aplicação desta técnica de massagem, auxiliando a eliminar os excessos de líquido do corpo, há também um favorecimento da nossa circulação linfática e sanguínea, que é estimulada através do movimento das mãos do profissional. Este movimento aumenta a irrigação e circulação do sangue por todo o corpo.

Desincha o abdome

Graças à eliminação do excesso de líquido, a drenagem linfática normalmente é responsável por diminuir o inchaço que pode ser encontrado em várias partes do corpo. A região mais valorizada para diminuição do inchaço é a do abdome, e a técnica consegue a redução destas medidas com sucesso.

Reduz a celulite

A drenagem linfática é capaz de melhorar a estética de regiões com grande acúmulo de celulite, graças à sua técnica de redução do inchaço localizado. Porém, é importante reforçar que o tratamento da celulite também exige uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Reduz tensões

A drenagem linfática é, antes de tudo, uma técnica de massagem. Por este motivo, ela pode ser responsável por reduzir tensões em regiões específicas, diminuindo dores e sensação de estresse na pessoa que recebe a massagem.

Melhora a resposta imunológica

A palavra linfática vem de sistema linfático, que é o responsável por eliminar toxinas, vírus e bactérias de nosso organismo. Esta técnica estimula o funcionamento dos canais linfáticos, onde se encontram nossas células de defesa, melhorando a resposta imunológica do organismo.

Qual profissional pode fazer?

A drenagem linfática só pode ser realizada por um massoterapeuta experiente que tenha, de preferência, o curso de fisioterapia, já que esta técnica é responsável pelo estímulo e manipulação da circulação sanguínea e linfática do corpo. Realizar a drenagem linfática com um profissional não habilitado pode resultar em lesões corporais, passando de simples manchas roxas na pele, até dores e lesões musculares mais graves.

A drenagem linfática é um método de massagem extremamente útil para quem procura reduzir medidas corporais e a sensação de inchaço. Porém, vale a pena reforçar que esta técnica, sozinha, não é responsável por reduzir peso. A drenagem deve ser somente uma aliada da alimentação equilibrada e dos hábitos de vida saudáveis.

E você, já realizou drenagem linfática? Conte para nós um pouco de sua experiência, deixando um comentário!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Tudo sobre preenchimento labial
O preenchimento labial é um procedimento que gera mais dúvida e um dos mais escolhidos pelas mulheres. Ele é feito por meio de uma aplicação injetável de ácido hialurônico a...
Contratura capsular de mama. O que é e qual o tratamento?
Recebemos algumas dúvidas sobre a contratura capsular, que é uma complicação que pode acontecer no pós cirúrugico de prótese de mama em cirurgias que foram feitas de 5 a 20...
Você já ouviu falar da cirurgia hidrolipo?
Também conhecida como lipolight, lipoescultura tumescente, mini-lipo, lipo fracionada, HLPA (hidrolipoclasia aspirativa) esse procedimento é indicado para pacientes com gordura localizada que não estejam em sobrepeso exagerado. Seu objetivo é...