O universo das cirurgias plásticas definitivamente são se restringe à estética. Existem procedimentos cirúrgicos diretamente relacionados à saúde, incluindo operações de reparo e reconstrução pós-acidentes. Vale destacar que a medicina está em constante desenvolvimento e as novas técnicas são desenvolvidas justamente para oferecer maior bem-estar, saúde e qualidade de vida para as pessoas. E é justamente por isso que existem as plásticas. Quer conhecer alguns tipos de cirurgias que vão além da estética? Então continue lendo o nosso artigo!
Correção do lábio leporino
O lábio leporino é um problema genético causado pela má-formação da face da criança e, além alterar a estética da boca, o lábio leporino pode prejudicar processos como a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. E é por isso que surge a necessidade de intervenção cirúrgica. Quanto antes a cirurgia de lábio leporino for feita, melhor!
Correção de cicatriz
A cirurgia de cicatriz é um procedimento com finalidade de uniformizar a cor e a textura de marcas causadas por acidentes e cortes. A amenização da cicatriz pode ser feita por meio de tratamentos com cosméticos, procedimentos pouco invasivos ou técnicas cirúrgicas avançadas. O resultado normalmente é muito satisfatório, embora em algumas situações a cicatriz não possa ser totalmente apagada.
Mamoplastia redutora
Quando os seios são grandes demais ou chegam a apresentar gigantomastia (mais de um quilo em cada mama), possivelmente a mulher sofre com dores nos ombros e na coluna, problemas posturais, assaduras, marcas causadas pelo uso do sutiã, além de dificuldade de aceitação da própria imagem. Para acabar com esses problemas, a mamoplastia redutora é uma eficiente alternativa.
Reconstrução da mama
Os seios possuem um apelo simbólico muito forte para as mulheres e, normalmente, são relacionados à feminilidade, maternidade, sexualidade e autoestima. Quando a mulher perde parte da mama ou a mama inteira em função de mastectomia para o tratamento de câncer mamário, a reconstrução da mama é uma ótima alternativa. Afinal de contas, além de afetar a parte física da mulher, a mastectomia pode comprometer o emocional e o psicológico feminino. Cumpre ressaltar que muitas vezes a reconstrução pode ser feita simultaneamente com a mastectomia e o procedimento envolve a colocação de prótese de silicone ou enxerto de pele de outras regiões do corpo.
Septoplastia
A septoplastia é um procedimento realizado para corrigir o desvio de septo nasal. Essa cirurgia pode ser feita sozinha ou associada a outras cirurgias nasais, como a rinoplastia, sinusectomia e turbinectomia. O desvio de septo pode comprometer significativamente a respiração, aumentar a predisposição para sinusites, afetar a qualidade do sono, etc. A septoplastia é um procedimento relativamente simples, que dura cerca de uma hora e apresenta uma rápida recuperação. A anestesia pode ser geral ou local.
E então, você já conhecia esses procedimentos cirúrgicos? Já realizou alguma delas? Lembre-se que as plásticas possuem um importante papel na preservação da saúde humana, ajudando, ainda, a melhorar a autoestima. Se você ficou com alguma dúvida, escreva para a gente através do espaço de comentários! Continue de olho no nosso blog!