5 procedimentos cirúrgicos que vão além da estética

5 procedimentos cirúrgicos que vão além da estética

O universo das cirurgias plásticas definitivamente são se restringe à estética. Existem procedimentos cirúrgicos diretamente relacionados à saúde, incluindo operações de reparo e reconstrução pós-acidentes. Vale destacar que a medicina está em constante desenvolvimento e as novas técnicas são desenvolvidas justamente para oferecer maior bem-estar, saúde e qualidade de vida para as pessoas. E é justamente por isso que existem as plásticas. Quer conhecer alguns tipos de cirurgias que vão além da estética? Então continue lendo o nosso artigo!

Correção do lábio leporino

O lábio leporino é um problema genético causado pela má-formação da face da criança e, além alterar a estética da boca, o lábio leporino pode prejudicar processos como a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. E é por isso que surge a necessidade de intervenção cirúrgica. Quanto antes a cirurgia de lábio leporino for feita, melhor!

Correção de cicatriz

A cirurgia de cicatriz é um procedimento com finalidade de uniformizar a cor e a textura de marcas causadas por acidentes e cortes. A amenização da cicatriz pode ser feita por meio de tratamentos com cosméticos, procedimentos pouco invasivos ou técnicas cirúrgicas avançadas. O resultado normalmente é muito satisfatório, embora em algumas situações a cicatriz não possa ser totalmente apagada.

Mamoplastia redutora

Quando os seios são grandes demais ou chegam a apresentar gigantomastia (mais de um quilo em cada mama), possivelmente a mulher sofre com dores nos ombros e na coluna, problemas posturais, assaduras, marcas causadas pelo uso do sutiã, além de dificuldade de aceitação da própria imagem. Para acabar com esses problemas, a mamoplastia redutora é uma eficiente alternativa.

Reconstrução da mama

Os seios possuem um apelo simbólico muito forte para as mulheres e, normalmente, são relacionados à feminilidade, maternidade, sexualidade e autoestima. Quando a mulher perde parte da mama ou a mama inteira em função de mastectomia para o tratamento de câncer mamário, a reconstrução da mama é uma ótima alternativa. Afinal de contas, além de afetar a parte física da mulher, a mastectomia pode comprometer o emocional e o psicológico feminino. Cumpre ressaltar que muitas vezes a reconstrução pode ser feita simultaneamente com  a mastectomia e o procedimento envolve a colocação de prótese de silicone ou enxerto de pele de outras regiões do corpo.

Septoplastia

A septoplastia é um procedimento realizado para corrigir o desvio de septo nasal. Essa cirurgia pode ser feita sozinha ou associada a outras cirurgias nasais, como a rinoplastia, sinusectomia e turbinectomia. O desvio de septo pode comprometer significativamente a respiração, aumentar a predisposição para sinusites, afetar a qualidade do sono, etc. A septoplastia é um procedimento relativamente simples, que dura cerca de uma hora e apresenta uma rápida recuperação. A anestesia pode ser geral ou local.

E então, você já conhecia esses procedimentos cirúrgicos? Já realizou alguma delas? Lembre-se que as plásticas possuem um importante papel na preservação da saúde humana, ajudando, ainda, a melhorar a autoestima. Se você ficou com alguma dúvida, escreva para a gente através do espaço de comentários! Continue de olho no nosso blog!

 

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Você já marcou seu retorno pós operatório?
É importante que você saiba que todo tecido submetido a uma cirurgia plástica sofre algum tipo de lesão que precisa ser restaurada. Esse processo de restauração recebe o nome de reparação...
O que é a Onfaloplastia?
A onfaloplastia está indicada para pacientes que perderam muito peso ou passaram por efeito safona, mulheres que passaram por uma gestação. Normalmente as pessoas que acumulam excesso de gordura ou...
Cirurgia de correção de cicatriz
Muitas pacientes nos perguntam sobre a correção de cicatriz que fizemos na Julia Hennessy, portanto fizemos um post para tirar grande  parte dessas dúvidas: A Cirurgia de correção de cicatriz...