6 alimentos que ajudam manter a pele e os cabelos bonitos e saudáveis

6 alimentos que ajudam manter a pele e os cabelos bonitos e saudáveis

Visitas frequentes à dermatologista, olhos brilhando por novos potes de cosméticos. A cabeleireira que você não troca por nada e a devoção eterna pelo shampoo importado que suas amigas também amam.

Nada disso é garantia de pele e madeixas saudáveis. Na realidade, o segredo para a beleza delas está… no estômago. Sim, alimentar-se bem ainda é o principal tratamento estético. Mas como? Continue lendo o nosso post e descubra!

A pele que você habita

O maior órgão do corpo é também o mais torturado: sol, vento frio, roupas que podem causar alergia, bactérias, pancadas. Haja calculadora para somar todas as provas de fogo a que submetemos nossa pele todos os dias. Mesmo assim, exigimos que ela esteja sempre com textura de porcelana e jamais envelheça. Vale um lembrete: potes e cápsulas de cosméticos têm efeito sim, mas precisam da sua colaboração e de outros cuidados também. E um deles está na alimentação. É hora de mudá-la.

Frutas

Além de coloridas, leves e gostosas, frutas ingeridas diariamente podem transformar o aspecto da sua pele. O mamão, por exemplo, é fonte riquíssima de vitamina A, trabalhando na renovação celular e na recuperação de tecidos. Além disso, é combatente natural de acnes — o mesmo vale para as mangas!

Já frutas como laranja, limão e qualquer outro integrante da família de cítricos fornecem contingentes importantes de vitamina C, associada ao bloqueio dos radicais livres e ao retardo do processo de envelhecimento.

Rúcula e alface

Ao visitar o mercado para turbinar a cesta de frutas, aproveite a viagem para repor o estoque de folhas e caprichar em saladas verdes. A alface e a rúcula, por exemplo, são aliadas fortíssimas para que seu intestino funcione como um reloginho suíço. Se isso acontece, os nutrientes de qualquer alimento passam a ser melhor absorvidos, para a alegria da pele.

Quer melhorar ainda mais a receita? Use um pouquinho de azeite na salada: antioxidante por natureza, ele previne o ressecamento da pele, além de combater cravos e espinhas.

Peixes

Todo mundo sabe que peixes são ingredientes essenciais em pratos leves. Repletos de proteínas rapidamente absorvidas pelo corpo e com digestão facilitada, eles são indicações quase obrigatórias de nutricionistas.

Mas seus benefícios vão além. Ricos em minerais essenciais que vão do cálcio ao fósforo; e em vitaminas A, B e D, os peixes também podem ostentar a presença de selênio entre seus trunfos nutritivos. O mineral impede processos degenerativos e freia o envelhecimento da pele.

Solte seus cabelos

Se a pia, o chão e as cerdas da sua escova se transformaram em reduto de fios de cabelos quebrados; e se coques são os únicos penteados capazes de esconder falhas no seu couro cabeludo, reveja sua lista de compras. Mude seu menu.

Soja

Um grãozinho de soja é formado em 40% por proteínas que fortalecem os cabelos e garantem, ainda, que tenham fontes de nutrientes suficientes para repor os fios que caem. A soja também é capaz de outros milagres, como influenciar na textura das mechas e impedir que se tornem opacas, secas e sem cor. Não bastasse isso, níveis consideráveis de biotina impedem que o cabelo se torne quebradiço.

Morango

Pode acrescentar mais um benefício dessas frutinhas vermelhas à sua lista de motivos para amá-la. Rico em vitamina C e flavonoides, o morango é poderoso ativador da microcirculação sanguínea no couro cabeludo, fazendo com que os fios cresçam mais rápido e se tornem imunes ao irritante ressecamento.

Cenoura

Não importa se você vai consumi-la crua ou cozida: democrática e cheia de nutrientes, a cenoura inclui entre eles o betacaroteno e a vitamina A. Juntos, eles formam uma dupla que neutraliza radicais livres e, portanto, garante sustentabilidade aos pigmentos que, ausentes, dão aparência grisalha ao cabelo. Além disso, consumindo uma unidade média de cenoura por dia é possível bloquear a produção de oleosidade nos fios.

O plus: colágeno

Todos nós somos fábricas naturais de colágeno, mas como o tempo é implacável, começamos a diminuir sua produção a partir dos 30 anos em níveis de pelo menos 1% a cada 12 meses. Portanto, um conselho comum às balzaquianas é recorrer à suplementação alimentar para amenizar os danos causados pelo relógio biológico.

Os cabelos e a pele vão agradecer, já que com colágeno reposto ambos contarão com matriz reconstruída onde minerais se fixam e trabalham por proteção e renovação dos dois. Para quem quer aderir ao suplemento, o mercado já conta, hoje, com opções em pó, pílulas e até gomas. No cardápio de todos os dias, gelatinas são opções com a proteína em sua fórmula.

E então, quais desses itens já fazem parte da sua rotina e o que falta acrescentar? Conte pra gente através dos comentários e não deixe de acompanhar nosso blog. Não faltam dicas por aqui!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

8 formas de manter sua pele saudável no inverno
O inverno é uma das estações do ano mais cruéis para a qualidade da nossa pele, não é mesmo? O tempo seco aumenta o risco de desidratação e lesões no...
Como cuidar da pele diariamente?
Como cuidar da pele diariamente?
Para manter a pele vistosa e com o aspecto jovial é necessário cuidar muito bem dela. Não adianta só passar um hidratante de vez em quando. A atenção deve ser...
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
Manter uma pele bonita e com aparência jovial requer cuidados diários, mas também é preciso investir um pouco de tempo e dinheiro para assegurar sempre os melhores resultados e garantir...