7 cuidados na hora de escolher um cirurgião plástico

7 cuidados na hora de escolher um cirurgião plástico

A cirurgia plástica, de correção ou simples estética, causa uma expectativa muito grande nos pacientes. Por não deixar de ser um procedimento envolvendo riscos para a saúde, é imprescindível que se escolha um profissional competente e confiável.

Se você está em busca do médico ideal para sua cirurgia, acompanhe a seguir nossas dicas para encontrar o profissional que atenderá suas expectativas.

Procure por referências

Antes de sair verificando a lista de profissionais disponíveis na sua cidade ou redondeza, procure conversar com familiares e amigos que já tenham passado por alguma cirurgia plástica. Em geral, indicações são a melhor maneira de conseguir um profissional de confiança. Se essa pessoa a quem pediu a indicação for bastante íntima, peça para ver o antes e o depois do procedimento. Assim você terá uma ideia ainda melhor do trabalho realizado pelo médico.

Verifique sua especialidade

Infelizmente ainda há muitos charlatões espalhados pelo país. Por isso, mesmo que tenha recebido uma recomendação fortíssima, é bom conferir se o profissional está associado à Sociedade  Brasileira de Cirurgia Plástica — SBCP. Pela internet mesmo é possível checar os profissionais com o registro para a realização de procedimentos de cirurgia plástica.

Pergunte tudo sobre o procedimento

Um bom médico explica cada passo do procedimento cirúrgico e ainda o orienta sobre os cuidados necessários para antes e depois da intervenção. As explicações devem ser bastante claras, detalhando os riscos e até as possibilidades de o resultado não ser o esperado. Ele precisa tirar todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia.

Cheque sua equipe e o hospital onde opera

O cirurgião realiza o procedimento, mas conta com a assistência de uma equipe, afinal, trata-se de uma intervenção cirúrgica que envolve riscos, como qualquer outra. Procure saber com quais profissionais ele trabalha, se é um grupo fixo ou não. Em geral, os cirurgiões também trabalham em hospitais diferentes e é importante que você pergunte qual a preferência dele. Certifique-se, ainda, se esse é o melhor local para a realização do procedimento. Se não sentir segurança, não marque a cirurgia!

Exija fotos do antes e do depois

Fazer fotos do local do corpo que passará pela intervenção é importante para que o médico e o paciente consigam ter a noção exata se o procedimento deu certo ou não. É de praxe. Mas se, por acaso, seu médico não mencionar tal procedimento, exija! É uma garantia para você.

Faça todos os exames necessários

Como já dissemos anteriormente, a cirurgia plástica envolve riscos. A anestesia, por exemplo, é um fator que pode causar diversas complicações. O médico, portanto, deve pedir todos os exames necessários, que variam dependendo do tipo de procedimento, para se precaver de maiores riscos e poder lidar melhor com quaisquer imprevistos que venham a ocorrer.

Procure mais de um profissional

Procure sempre marcar consultas com mais de um médico, assim se sentirá mais seguro com a sua escolha, já que terá critérios para comparação. Mesmo que todos sejam extremamente qualificados, é preciso que haja uma empatia com o profissional. Às vezes, o médico é super recomendado, mas você não se sente à vontade com ele. Além do seu lado racional, siga também seus instintos e decida por aquele que atenda todas as suas expectativas. Sua decisão deve ser tomada com cautela, para que não se arrependa depois.

Fuja das promessas fáceis, das clínicas suspeitas e de profissionais que não sejam reconhecidos. É o seu corpo que está em jogo!

Com essas dicas fica mais fácil escolher o médico mais adequado, não é mesmo? Já passou por essa indecisão? Conte para nós como foi e o que foi decisivo na hora da escolha!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Por que não informamos preços dos procedimentos por telefone ou pelas redes sociais?
É importante ressaltar que o fato de não informarmos valores pela internet se dão, em primeiro lugar, por questões éticas. Isso porque, o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação...
Mitos e Verdades da Cirurgia Plástica
Listamos alguns mitos e verdades sobre a cirurgia plástica. Confira! O inverno é a melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica VERDADE. A procura por cirurgias plásticas aumenta...
Saiba tudo sobre lipoaspiração masculina!
Assim como nas mulheres, a lipoaspiração pode ser realizada em homens e tem como objetivo eliminar gorduras localizadas. Ou seja, aquelas difíceis de sumirem. De acordo com a SBCP, a...