8 formas de manter sua pele saudável no inverno

8 formas de manter sua pele saudável no inverno

O inverno é uma das estações do ano mais cruéis para a qualidade da nossa pele, não é mesmo? O tempo seco aumenta o risco de desidratação e lesões no tecido cutâneo, seja ele oleoso ou seco e deixa a pele com aquele aspecto ressecado. Contudo, não se preocupe! Existem alguns cuidados essenciais para manter a pele saudável na estação mais fria do ano? E você pode conferi-los agora!

Use filtro solar

Uma das falhas mais comuns que cometemos no inverno é achar que não há necessidade de utilizar protetor solar. Esta estação do ano é caracterizada por dias frios, mas com céu aberto e o sol sempre presente. Vale lembrar que os raios solares continuam tendo ação na pele, especialmente do rosto e, como o tempo seco é favorável à desidratação, as lesões ocasionadas pelas irradiações podem ser mais comuns. Portanto, mantenha a mesma rotina do verão e proteja sua pele todos os dias pela manhã com o protetor solar.

Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação é um dos segredos para uma boa pele e quando ela é equilibrada, o fornecimento de nutrientes essenciais para seu bem-estar é garantido. Por isto, no inverno ou no verão, garanta o consumo de alimentos que sejam fonte de antioxidantes – como a vitamina C, encontrada na laranja, na tangerina, na acerola e em outras frutas, assim como a vitamina E, encontrada nas nozes, castanhas, demais frutas secas e óleos vegetais – que combatem a ação de radicais livres na sua pele. Invista também em alimentos que tenham ômega 3, como os peixes, pois essa substância atua como um anti-inflamatório, combatendo pequenas inflamações cutâneas como espinhas e cravos.

Evite alimentos gordurosos e excesso de açúcar

Da mesma maneira que é importante consumir mais alimentos saudáveis, é muito importante também controlar a ingestão de alimentos gordurosos e açucarados. Cabe dizer que a gordura e o açúcar são dois ingredientes conhecidamente inflamatórios, que aumentam a oleosidade da pele e também influenciam no desenvolvimento de acne e outras erupções cutâneas. Por isto, evite exagerar nos alimentos fritos ou nos pratos e bebidas com muito açúcar.

Aumente o consumo de água

Manter a pele hidratada é a chave para combater o tempo seco. Contudo, no inverno não sentimos que estamos desidratando e acabamos nos esquecendo de tomar os dois litros de água recomendados por dia. Pois saiba que uma pele desidratada é mais propícia a se lesionar, romper ou rachar, sem contar que perde sua capacidade de elasticidade e o aspecto macio e delicado – ficando com aspecto de pele velha. Por este motivo, hidrate-se sempre, carregue consigo sua garrafinha de água por qualquer canto que vá. Pode ter certeza que a sua pele agradece.

Evite banhos muito quentes e usar buchas

É difícil fugir de um banho quente depois de um dia longo e frio, não é mesmo? Mas saiba que este tipo de banho é o mais prejudicial para a pele, especialmente no inverno. A água quente é responsável por remover uma camada protetora da pele, além de reduzir a oleosidade natural, deixando o tecido ainda mais ressacado. Como no inverno a pele já se encontra, naturalmente, mais seca, é possível que o banho quente favoreça o desenvolvimento de lesões cutâneas. Procure sempre tomar banhos com água em temperatura morna e evite se ensaboar com buchas: elas também ajudam a remover ainda mais a camada protetora e deixam a pele muito sensível.

Hidrate a pele após o banho

O creme hidratante nunca deve ser esquecido e no inverno ele é essencial, para a manutenção da elasticidade e maciez do tecido. Por isso, ele deve ser sempre aplicado no corpo após o banho, para garantir o mínimo de lesões possíveis com a retirada da oleosidade do tecido. Ele também deve ser reaplicado pelo menos mais duas vezes ao longo do dia no inverno – lembre-se de aplicar no corpo todo, priorizando as peles mais ressecadas como a dos calcanhares e cotovelos. Não se esqueça também do rosto, e use-o logo após lavar e tonificar a pele.

Aplique ácido hialurônico

Caso sua pele já esteja sofrendo os efeitos desse tempo seco e frio você pode apostar em uma hidratação mais profunda. Esse é o caso do procedimento com injeção de ácido hialurônico. Essa substância atua nas camadas mais superficiais da pele, aumentando sua resistência e elasticidade, pois estimula a produção de colágeno. Além disso, ela atrasa o aparecimento das rugas e dos sinais na pele.

O tratamento dura 3 sessões e pode ser feito em todas as áreas do corpo, inclusive no rosto. Vale ressaltar que para a realização desse procedimento você deve procurar uma clínica de estética especializada pois, somente assim, alcançará os melhores resultados.

Proteja-se dos ventos frios

Além do tempo extremamente seco, o inverno é caracterizado por rajadas de ventos fortes e frios que, se forem de encontro direto ao tecido cutâneo, podem lesionar e ferir a pele. Por isto tente fugir de andar na rua em dias com ventos fortes ou se proteja sempre com lenços e chapéus sempre que necessário, possibilitando o mínimo de contato com o ar frio.


Aproveite nossas dicas, cuide da sua pele e mantenha um visual saudável em todas as estações do ano. E você, como cuida da sua pele no inverno? Conte seus segredos de beleza para a gente nos comentários.

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Como cuidar da pele diariamente?
Como cuidar da pele diariamente?
Para manter a pele vistosa e com o aspecto jovial é necessário cuidar muito bem dela. Não adianta só passar um hidratante de vez em quando. A atenção deve ser...
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
Manter uma pele bonita e com aparência jovial requer cuidados diários, mas também é preciso investir um pouco de tempo e dinheiro para assegurar sempre os melhores resultados e garantir...
Vai para a praia? 6 dicas para se bronzear com saúde
Vai para a praia? 6 dicas para se bronzear com saúde
O verão está chegando e o que muita gente quer na estação mais quente do ano é desfilar um corpo em forma e bronzeado. De fato a pele bronzeada é...