Abdominoplastia: veja o que esperar da cirurgia

3 minutos para ler

Você já sentiu curiosidade em acompanhar o antes e depois de uma abdominoplastia, como ocorre o procedimento e qualquer outra informação que faça você sentir mais segurança para realizar essa cirurgia?

Na última década, a procura pela abdominoplastia, que diminui gordura abdominal, flacidez e estrias na região, tem sido cada vez mais frequente devido ao impacto no bem-estar físico que ela ocasiona e às imagens que são compartilhadas pelos famosos, como a cantora Marília Mendonça.

Se você tem interesse em realizar o procedimento ou apenas saber mais sobre ele, continue com a gente!

Quando a cirurgia de abdominoplastia é indicada?

Diferentemente do que o senso comum pode imaginar, esse procedimento não é indicado para pacientes obesos e cuja alimentação saudável e prática de exercícios físicos resolveria o problema da gordura abdominal localizada. No primeiro caso, por exemplo, cirurgias, como a bariátrica, são as mais indicadas pelos médicos.

Isso porque, em muitos casos, os pacientes têm maiores dificuldades em perder a gordura da região, tornando a abdominoplastia mais indicada para:

  • mulheres com gordura e flacidez na região após uma gravidez, especialmente as múltiplas;
  • mulheres e homens magros com gordura localizada no abdômen;
  • homens e mulheres que naturalmente sofrem de perda substancial de peso;
  • mulheres com diástase abdominal, em que os músculos da região são separados durante a gravidez.

Como é feita a abdominoplastia?

O primeiro passo começa pelos exames pré-operatórios, além da análise dos fatores de risco, como tabagismo e idade avançada. Uma análise personalizada é fundamental para que o processo aconteça com total segurança e o resultado seja o melhor.

Após avaliação médica e permissão para continuidade no procedimento, é solicitado que o paciente não beba, tome determinados medicamentos ou fume, já que tudo isso pode aumentar os riscos de sangramento. É importante ressaltar que o paciente deve seguir todas as recomendações do especialista, ele sabe exatamente o que é melhor para cada paciente.

Com a duração de 2 a 4 horas, a abdominoplastia é realizada na intenção de remover o excesso de gordura. As áreas exatas que serão cortadas na cirurgia dependem da quantidade de gordura existente.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

Normalmente, a recuperação desse procedimento é fácil, com um período de 4 semanas sem esforço físico e a utilização de uma cinta modeladora compressiva, que protege a barriga e evita o acúmulo de líquido. Além disso, é necessário contar com meias de compressão, para evitar a formação de coágulos, e um dreno, para drenagem de líquidos e sangue.

Como ocorre o antes e depois da abdominoplastia?

Conforme mencionado, o procedimento cirúrgico visa remover a gordura do abdômen e, para isso, os efeitos podem ser permanentes, desde que os pacientes continuem com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Entendeu como ocorre a cirurgia de abdominoplastia antes e depois? Para um melhor pós-operatório é importante seguir todas as recomendações médicas, como o uso de cintas modeladoras, cuidados na hora de dormir e do banho.

Gostou do post? Nos siga nas redes sociais e continue nos acompanhando. Estamos no Facebook e Instagram.

Posts relacionados

Deixe um comentário