Descubra como atender bem um paciente por meio de 7 ações

4 minutos para ler

Saber bem como atender um paciente em clínicas é um fator muito importante em um mercado cada vez mais competitivo. Isso porque a experiência que se tem com a clínica ou hospital, a forma como ele vê o instituição e a qualidade dos serviços prestados são fundamentais para a captação, fidelização e alcance de bons resultados.

Independentemente do porte e área de atuação, preocupar-se com a forma de tratar o público vai gerar uma série de vantagens, considerando que, ao ser atendido com o cuidado que lhe é devido, o paciente se lembrará do seu trabalho, e a expectativa é de que ele volte quando precisar, além de indicar o estabelecimento para pessoas próximas.

Quer saber como atender um paciente de forma adequada? Então, veja as dicas que preparamos!

1. Seja sempre empático e educado

É fundamental demonstrar que realmente se importa e respeita o paciente. Por isso, escute tudo que ele quer falar. Essa demonstração de empatia é um ponto relevante para que ele se sinta à vontade, o que é imprescindível para um atendimento personalizado e que atenda às reais demandas do indivíduo.

2. Aposte na boa recepção

A recepção é o local onde o paciente tem o primeiro contato com a clínica. Por esse motivo, é preciso zelar por essa parte do atendimento, tendo em vista que ela pode ser um ponto decisivo na avaliação das pessoas que serão atendidas.

Para isso, contrate funcionários preparados para receber os pacientes — que, em muitos casos, estarão fragilizados —e que estejam sempre disponíveis para orientar e esclarecer dúvidas.

3. Invista no atendimento humanizado

Normalmente, os pacientes vão às clínicas quando desejam resolver algum problema ou satisfazer certos desejos. Humanizar e personalizar o atendimento é uma estratégia eficaz para se aproximar e criar um vínculo mais próximo com os indivíduos.

Por isso, oriente aos membros da equipe para que eles possam priorizar essas necessidades e buscar superar as expectativas de cada um. Crie um relacionamento positivo, tire dúvidas e promova demais práticas que possam gerar pacientes fiéis, com tratamento mais apropriado e melhores resultados.

4. Treine a equipe

Toda equipe deve estar alinhada aos propósitos e à cultura do estabelecimento. Para que isso aconteça, defina padrões que devem ser respeitados. Além disso, elabore reuniões periódicas para assegurar que todos estão empenhados em atender as pessoas da melhor forma possível e atingir os objetivos e metas.

5. Ofereça uma ótima estrutura

É essencial que a clínica seja adaptada para atender pacientes de todos os perfis e com diferentes demandas. Então, invista em vários aspectos que possam proporcionar o melhor conforto possível, como corredores amplos, móveis bem posicionados, assentos conforme o volume de atendimento, entre outros.

Invista também na sala de espera, já que ela precisa ser bem organizada, contar com revistas e jornais atualizados, boa iluminação e temperatura adequada. Disponibilizar uma televisão e liberar o Wi-Fi pode ser um diferencial no atendimento.

6. Use a tecnologia ao favor da clínica

Aproveite o avanço da tecnologia para utilizar as melhores ferramentas disponíveis no mercado para atender bem os indivíduos. Ao otimizar os processos, é possível usufruir diversos benefícios, como agilidade, redução de erros, aprimoramento da gestão, acompanhamento mais preciso dos pacientes.

Todos os recursos tecnológicos, quando bem geridos, geram um atendimento customizado e, por consequência, trarão resultados mais positivos.

7. Solicite feedbacks

Converse e faça pesquisas com os pacientes para entender a opinião de cada um. Com os dados coletados, é possível compreender os pontos altos e aqueles que precisam ser melhorados para atingir o grau máximo do atendimento. Para isso, você pode utilizar pesquisas de satisfação, formulários anônimos, disponibilizar caixinhas no estabelecimento, entre outros meios.

É importante motivá-los a deixar suas percepções e sugestões. Afinal, por meio dessas informações, será possível melhorar o atendimento cada vez mais.

Agora que você sabe como atender bem um paciente, o que acha de se tornar um parceiro da FVG e conquistar o sucesso profissional? Afinal, trata-se de uma clínica que apresenta um rol de vantagens quando comparada aos concorrentes, com estrutura física adequada, equipe bem treinada, representatividade no mercado, presença nas redes sociais, atendimento 24 horas e demais competências para deixar todo o público satisfeito.

Gosto deste conteúdo? Então, aproveite para ler “Administração de clínicas: 6 práticas para fazer de forma eficiente” e entenda melhor sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário