Como clarear a pele e remover manchas do rosto?

Como clarear a pele e remover manchas do rosto?

A constante exposição ao sol, a gravidez e o próprio avançar da idade podem ser responsáveis pelo aparecimento de manchas na pele. Portanto, para evitar que isso aconteça é aconselhável usar cremes específicos e, principalmente, o protetor solar.

No entanto, se elas já apareceram será necessário procurar por tratamentos específicos em clínicas especializadas. Também é possível tentar alguns outros métodos mais caseiros, mas sempre com o consentimento de um profissional.

A seguir estão algumas sugestões para amenizar ou, quem sabe até mesmo eliminar as manchas, deixando a pele mais clara e jovial. Confira!

Peeling de cristal

Esse é um dos processos menos agressivos para quem quer amenizar as manchas causadas, principalmente, pela acne e o excesso de exposição sol. Além de não utilizar produtos químicos, este processo consiste na microdermoabrasão da pele, através de cristais de hidróxido de alumínio, que removem a camada externa da cútis.

Como elimina a parte da pele morta, o peeling permite que os produtos de hidratação, entre outros cosméticos, tenham uma melhor penetração, potencializando, assim, a sua ação. Esse pode ser um complemento para um tratamento mais abrangente.

Peeling químico

Diferentemente do tratamento anterior, o peeling químico exigirá um maior cuidado após a sua realização. Consiste na aplicação de um esfoliante químico que causa a descamação da pele. Dessa forma, o organismo é provocado a produzir uma nova camada, proporcionando um aspecto mais jovial.

Para que o processo obtenha sucesso é necessário fazer uma espécie de pré-peeling, cera de 20 dias antes. Isso significa aplicar produtos que contenham ácido e despigmentantes em sua fórmula. Dessa forma, ao passar pelo peeling químico, a pele estará mais preparada.

Este procedimento é indicado para aquelas manchas mais escuras e antigas e vale lembrar que, depois de realizá-lo, é aconselhável não tomar sol.

Laser CO₂ Fracionado

A aplicação do Laser CO₂ também é mais invasiva que outros procedimentos. Isso porque ela atinge as camadas mais profundas da pele. Por outro lado, o resultado é mais eficaz e duradouro em comparação a outras intervenções.

O feixe de luz do laser queima a pele, estimulando a produção de colágeno e a retração do tecido. Por isso também contribui para amenizar as rugas e as cicatrizes. A recuperação não é tão rápida e o recomendado é seguir todas as instruções do médico, como o uso de protetor solar constantemente.

Fototerapia

A fototerapia é uma outra opção para quem busca eliminar as manchas da pele. Consiste na aplicação de uma luz específica, sem emissão dos raios UV, que transporta energia para as células da epiderme através da irradiação eletromagnética de baixa frequência.

Este procedimento não é invasivo, e, por isso, está entre as técnicas preferidas para quem deseja eliminar as manchas. De todos os tratamentos, este é um dos que provocam menos efeitos colaterais. Mas lembre-se: precisa ser feito em uma clínica séria e com toda segurança, certo?

Ácido cítrico

Além dos procedimentos em clínicas especializadas, é possível conseguir bons efeitos com a utilização de produtos caseiros. A vitamina C é um exemplo, pois ajuda a remover a pele morta e também contribui para a criação de novas células.

Ao produzir novas células, as manchas escuras clareiam e equilibram a cor da pele. O método consiste em embebedar um pedaço de algodão em suco de limão diluído em água e depois passá-lo nas partes mais escuras até três vezes ao dia. Depois é só deixar secar.

Porém, para este procedimento uma recomendação é imprescindível: lembre-se que o limão também mancha a pele! Portanto, jamais saia ao sol depois de realizar esta prática. Além disso, lave a pele muito bem.

Bicarbonato de sódio

Assim como o limão, o bicarbonato também pode ser bastante eficaz para amenizar as manchas. Para realizar o procedimento será necessário misturar uma colher de sopa do produto com água, formando uma pasta. Depois é só aplicá-la nas regiões desejadas.

Massageie a mistura nas manchas, para que funcione como um esfoliante natural, removendo as células mortas e deixando que a pele nova apareça. Depois de aplicar a pasta, enxágue o rosto com bastante água na temperatura ambiente.

Depois destas considerações, antes de escolher o melhor método, lembre-se que é necessário que ele seja feito da maneira mais segura possível. Assim como podem eliminar as manchas, algumas dessas técnicas, quando executadas da forma errada, causam o efeito contrário.

Todas elas têm uma boa recuperação e são muito eficazes. Portanto, converse com um profissional para que juntos vocês consigam optar pela melhor escolha. Você já realizou algum destes procedimentos? Conte pra nós através dos comentários!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Conheça 5 tratamentos faciais fantásticos
A face é uma das regiões do corpo que mais sofrem com influência da idade e de fatores externos, como a poluição, o sol e o stress, deixando seu aspecto...
Reduza os efeitos do envelhecimento da pele com o eletrolifting
Reduza os efeitos do envelhecimento da pele com o eletrolifting
As clínicas de estética tem sido cada vez mais procuradas por mulheres e homens de todas as idades que buscam melhorar o aspecto visual do rosto e do corpo. Várias...