Como cuidar da pele diariamente?

Como cuidar da pele diariamente?

Para manter a pele vistosa e com o aspecto jovial é necessário cuidar muito bem dela. Não adianta só passar um hidratante de vez em quando. A atenção deve ser diária com o uso de diferentes produtos. Diante disso é fundamental saber quais são os mais indicados para cada tipo de pele.

Quem tem a pele oleosa, por exemplo, pode optar por produtos em forma de gel que costumam controlar melhor o excesso de oleosidade. Já quem tem a pele seca deve evitar os cosméticos que contenham álcool na fórmula, pois essa substância provoca um ressecamento ainda maior.

No post de hoje você vai conhecer quais são os produtos ideais para a sua pele e conferir um passo a passo que vai te deixar cada dia mais bonita!

Lavagem do rosto

O ideal, mesmo nos dias mais frios, é lavar o rosto ao menos duas vezes ao dia. Nestes momentos procure utilizar um sabonete com pH próximo ao da pele, que é de 5,5. Se ele for líquido, não exagere na dose, pois a ideia é limpar e não retirar toda a oleosidade.

Utilize água na temperatura natural, ou, no máximo, morna, pois quando ela está muito quente acaba ressecando a pele. Na hora de secar, procure não esfregar a toalha, e sim pressioná-la contra a pele para não causar arranhões.

Esfoliação

A esfoliação é bastante importante para manter a pele saudável, pois ajuda a limpar os poros e remover as células mortas. Porém ela não deve ser feita diariamente e a recomendação é esfoliar uma vez por semana. Se você estiver fazendo algum tratamento dermatológico vale procurar um médico para que ele assegure que você pode realizar o procedimento.

A esfoliação consiste na aplicação do produto, seguida de massagens para que o creme se espalhe por toda a superfície. Mas cuidado: não use de muita força para não machucar a pele, certo?

Hidratante

Assim como a lavagem, a hidratação deve ser diária. Coloque uma quantidade, não muito grande, de creme nas mãos e aplique massageando levemente. O produto deve ser espalhado por toda a superfície por igual.

Com os olhos é preciso ter um pouco mais de atenção para evitar irritações. Por isso vale investir em um creme específico para esta região.

Filtro solar

Mesmo que esteja nublado, o filtro solar deve ser usado diariamente. A exposição ao sol, sem proteção, contribui para o envelhecimento da pele, rugas, aparecimento de manchas e até doenças.

Se você for ficar exposto ao sol por muito tempo, então não se esqueça de reaplicar o produto a cada três horas. Este cuidado é muito menos trabalhoso do que os tratamentos para remover as manchas. Previna-se!

Remoção da maquiagem

Quando você não retira a maquiagem, a sua pele fica prejudicada. É claro que é interessante usar produtos para corrigir imperfeições, mas a utilização contínua de base, corretivo, pó e outros cosméticos, ao invés de ajudar pode prejudicar a aparência. Diante disso, sempre que chegar em casa retire toda a maquiagem do rosto. Para isso, use um demaquilante específico para o seu tipo de pele. Se, ainda assim, restar algum resíduo, a recomendação é lavar o rosto com sabonete apropriado. A região dos olhos é a mais sensível, por isso, assim como com os cremes, procure aplicar um demaquilante específico para essa área.

Cremes noturnos

O mercado oferece hoje uma série de produtos adequados para serem usados enquanto você dorme, e, assim, manter a pele saudável. Procure um dermatologista e descubra qual deles é o ideal para o seu caso. No geral, esses cremes devem ser aplicados como parte dos cuidados diários necessários para qualquer um.

Atenção com alimentação, uso de álcool e cigarro

O consumo de água é essencial para manter a pele hidratada e, consequentemente, mais bonita. Portanto consuma pelo menos dois litros ao dia. Evite alimentos muito gordurosos, que além de fazer mal para outras partes do seu corpo, também podem causar danos à sua pele.

A bebida alcoólica e, principalmente, o cigarro são grandes vilões contra a pele bonita e saudável. Pode até não ser perceptível durante algum tempo, mas com o passar dos anos, as rugas, manchas e até mesmo a coloração da pele de uma pessoa que consome constantemente bebidas alcoólicas e cigarro serão bem diferentes de alguém que nunca fez uso de nada disso, ou que consome raramente.

Seguindo todos estes passos você estará muito mais perto de conquistar uma pele bonita e saudável. São cuidados diários imprescindíveis e que não vão tomar muito do seu tempo. Lembre-se que a prevenção é muito melhor do que recorrer a tratamentos estéticos no futuro! Você tem alguma outra dica importante sobre cuidados com a pele? Deixe o seu comentário!

 

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

8 formas de manter sua pele saudável no inverno
O inverno é uma das estações do ano mais cruéis para a qualidade da nossa pele, não é mesmo? O tempo seco aumenta o risco de desidratação e lesões no...
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
Manter uma pele bonita e com aparência jovial requer cuidados diários, mas também é preciso investir um pouco de tempo e dinheiro para assegurar sempre os melhores resultados e garantir...
Vai para a praia? 6 dicas para se bronzear com saúde
Vai para a praia? 6 dicas para se bronzear com saúde
O verão está chegando e o que muita gente quer na estação mais quente do ano é desfilar um corpo em forma e bronzeado. De fato a pele bronzeada é...