Como deve ser a sua dieta pós-operatório

Como deve ser a sua dieta pós-operatório

Quem pensa que um bom processo pós-operatório depende exclusivamente de repouso, massagens e acompanhamento médico está muito enganado! Para se recuperar bem e ter uma boa cicatrização é indispensável adotar uma dieta balanceada. Quer saber que alimentos não podem faltar no período após a cirurgia? Então continue lendo o nosso artigo e descubra como deve ser o seu cardápio!

Adote uma dieta rica em vitamina C e betacaroteno

Para melhorar o seu pós-operatório, consuma alimentos que sejam fonte de vitamina C e betacaroteno. O betacaroteno  presente na beterraba, cenoura e abóbora aumenta a imunidade, é um excelente antioxidante, dá elasticidade à pele e ainda previne o envelhecimento. A vitamina C, por sua vez, também aumenta as defesas do corpo, auxilia na síntese de colágeno, melhora a circulação, evita a fraqueza muscular e, ainda por cima, previne eventuais infecções pós-cirúrgicas.

Inclua frutas vermelhas no programa alimentar pós-operatório

As frutas vermelhas possuem flavonoides em sua composição e, por conta disso, elas apresentam ação anti-hemorrágica e anti-inflamatória, características essenciais para quem passou recentemente por cirurgias e pretende controlar e amenizar edemas e sangramentos.

A farinha de linhaça e a semente de chia não podem faltar

Esses  alimentos são importantíssimos para quem passou por operações. Por serem ricos em ômega 3, a linhaça e a chia atuam no organismo com ação anti-inflamatória. Além disso, ambas aceleram o metabolismo e melhoram a resposta imunológica do corpo. Para completar, a linhaça regula o funcionamento intestinal e otimiza a absorção da vitamina C.

Desintoxique o fígado consumindo brócolis, repolho e couve

Essas folhas verdes contam com muitos antioxidantes e são riquíssimas em compostos enxofrados bioativos. Isso significa que brócolis, couve e repolho são capazes de desintoxicar o fígado, órgão que quebra as moléculas de anestesia e de outros medicamentos antes de serem eliminados pelo organismo.

Evite alimentos gordurosos, açucarados e salgados demais

No pós-operatório, passe longe de chocolates, doces, gorduras trans ou saturadas, pois esses alimentos dificultam a digestão, comprometem os resultados estéticos da cirurgia e não auxiliam na cicatrização. Outros alimentos que devem ser evitados durante o processo de recuperação  são a carne vermelha, as bebidas alcoólicas, os enlatados  e os alimentos fermentativos como a lentilha e  o feijão.

Tome bastante água

A água é um elemento indispensável para a manutenção da saúde, boa forma e bem-estar e no período pós-operatório não seria diferente. Tome, no mínimo, 1,5 litro de água por dia, pois essa quantidade vai melhorar o funcionamento dos rins, equilibrar os fluidos corporais, controlar a temperatura do corpo e hidratar a pele de dentro para fora, melhorando a aparência cutânea. Como se não bastasse, a ingestão de água ajuda a combater os inchaços provocados pela retenção hídrica. Essa medida é essencial, sobretudo porque você ficará um longo período sem se exercitar.

Coloque essas dicas em prática após sua cirurgia para garantir um bom resultado, uma recuperação tranquila e uma cicatrização satisfatória. Isso fará toda diferença no pós-operatório. Para otimizar o processo, conte com um bom acompanhamento profissional. Se você ficou com alguma dúvida não deixe de escrever para nós através dos comentários!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Por que não informamos preços dos procedimentos por telefone ou pelas redes sociais?
É importante ressaltar que o fato de não informarmos valores pela internet se dão, em primeiro lugar, por questões éticas. Isso porque, o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação...
Mitos e Verdades da Cirurgia Plástica
Listamos alguns mitos e verdades sobre a cirurgia plástica. Confira! O inverno é a melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica VERDADE. A procura por cirurgias plásticas aumenta...
Saiba tudo sobre lipoaspiração masculina!
Assim como nas mulheres, a lipoaspiração pode ser realizada em homens e tem como objetivo eliminar gorduras localizadas. Ou seja, aquelas difíceis de sumirem. De acordo com a SBCP, a...