Como deve ser a sua dieta pós-operatório

Como deve ser a sua dieta pós-operatório

Quem pensa que um bom processo pós-operatório depende exclusivamente de repouso, massagens e acompanhamento médico está muito enganado! Para se recuperar bem e ter uma boa cicatrização é indispensável adotar uma dieta balanceada. Quer saber que alimentos não podem faltar no período após a cirurgia? Então continue lendo o nosso artigo e descubra como deve ser o seu cardápio!

Adote uma dieta rica em vitamina C e betacaroteno

Para melhorar o seu pós-operatório, consuma alimentos que sejam fonte de vitamina C e betacaroteno. O betacaroteno  presente na beterraba, cenoura e abóbora aumenta a imunidade, é um excelente antioxidante, dá elasticidade à pele e ainda previne o envelhecimento. A vitamina C, por sua vez, também aumenta as defesas do corpo, auxilia na síntese de colágeno, melhora a circulação, evita a fraqueza muscular e, ainda por cima, previne eventuais infecções pós-cirúrgicas.

Inclua frutas vermelhas no programa alimentar pós-operatório

As frutas vermelhas possuem flavonoides em sua composição e, por conta disso, elas apresentam ação anti-hemorrágica e anti-inflamatória, características essenciais para quem passou recentemente por cirurgias e pretende controlar e amenizar edemas e sangramentos.

A farinha de linhaça e a semente de chia não podem faltar

Esses  alimentos são importantíssimos para quem passou por operações. Por serem ricos em ômega 3, a linhaça e a chia atuam no organismo com ação anti-inflamatória. Além disso, ambas aceleram o metabolismo e melhoram a resposta imunológica do corpo. Para completar, a linhaça regula o funcionamento intestinal e otimiza a absorção da vitamina C.

Desintoxique o fígado consumindo brócolis, repolho e couve

Essas folhas verdes contam com muitos antioxidantes e são riquíssimas em compostos enxofrados bioativos. Isso significa que brócolis, couve e repolho são capazes de desintoxicar o fígado, órgão que quebra as moléculas de anestesia e de outros medicamentos antes de serem eliminados pelo organismo.

Evite alimentos gordurosos, açucarados e salgados demais

No pós-operatório, passe longe de chocolates, doces, gorduras trans ou saturadas, pois esses alimentos dificultam a digestão, comprometem os resultados estéticos da cirurgia e não auxiliam na cicatrização. Outros alimentos que devem ser evitados durante o processo de recuperação  são a carne vermelha, as bebidas alcoólicas, os enlatados  e os alimentos fermentativos como a lentilha e  o feijão.

Tome bastante água

A água é um elemento indispensável para a manutenção da saúde, boa forma e bem-estar e no período pós-operatório não seria diferente. Tome, no mínimo, 1,5 litro de água por dia, pois essa quantidade vai melhorar o funcionamento dos rins, equilibrar os fluidos corporais, controlar a temperatura do corpo e hidratar a pele de dentro para fora, melhorando a aparência cutânea. Como se não bastasse, a ingestão de água ajuda a combater os inchaços provocados pela retenção hídrica. Essa medida é essencial, sobretudo porque você ficará um longo período sem se exercitar.

Coloque essas dicas em prática após sua cirurgia para garantir um bom resultado, uma recuperação tranquila e uma cicatrização satisfatória. Isso fará toda diferença no pós-operatório. Para otimizar o processo, conte com um bom acompanhamento profissional. Se você ficou com alguma dúvida não deixe de escrever para nós através dos comentários!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Você já marcou seu retorno pós operatório?
É importante que você saiba que todo tecido submetido a uma cirurgia plástica sofre algum tipo de lesão que precisa ser restaurada. Esse processo de restauração recebe o nome de reparação...
O que é a Onfaloplastia?
A onfaloplastia está indicada para pacientes que perderam muito peso ou passaram por efeito safona, mulheres que passaram por uma gestação. Normalmente as pessoas que acumulam excesso de gordura ou...
Cirurgia de correção de cicatriz
Muitas pacientes nos perguntam sobre a correção de cicatriz que fizemos na Julia Hennessy, portanto fizemos um post para tirar grande  parte dessas dúvidas: A Cirurgia de correção de cicatriz...