Como é feita a cirurgia de aumento dos lábios?

Como é feita a cirurgia de aumento dos lábios?

Quando a atriz Brigite Bardot surgiu pela primeira vez nas telas do cinema não foi a sua atuação que chamou a atenção de homens e mulheres de todo o mundo: foram seus lábios. A partir dai a procura por lábios carnudos e charmosos como o da atriz francesa foi sempre muito grande, tornando esta uma das demandas que mais cresceram em consultórios de cirurgia plástica. Apesar de a atriz ter aparecido nas décadas de 50 e 60, anos mais tarde surgiu outro ícone das telas de cinema que trazia essa característica marcante: a norte-americana, Angelina Jolie, que encantou em filmes com a sua beleza e talento.

O aumento e preenchimento de lábios ainda é uma tendência na medicina estética ao redor do globo e vêm ganhando avanços no procedimento e no tipo de material utilizado para executar o aumento desta região da boca. Que tal aproveitar este texto para conhecer um pouco mais sobre como funciona esta técnica? Continue acompanhando com a gente!

Por que fazer cirurgia de aumento dos lábios?

A cirurgia de aumento dos lábios pode ser feita tanto por motivos estéticos, quanto por motivos clínicos. Homens e mulheres que pretendem corrigir sequelas na região, assimetria labial ou atrofiados podem optar por esta técnica, assim como aqueles que pretendem somente aumentar lábios finos ou melhorar o visual de lábios envelhecidos.

Como funciona o procedimento?

A cirurgia nos lábios pode ser realizada por três procedimentos diferentes: cirurgia com avanço dos tecidos internos, enxerto de gordura ou de tecidos da região temporal, ou implante de produtos sintéticos biocompatíveis. A escolha de qualquer um destes procedimentos deve ser realizada com a ajuda de um profissional da área de cirurgia plástica, de preferência com experiência de trabalho na região do rosto.

Dependendo da técnica, o cirurgião pode optar por realizá-la em clínicas ou em hospitais, já que em geral elas demandam aberturas pequenas (incisões de 1 milímetro) e a anestesia aplicada pode ser local, em conjunto com a ação de um sedativo. O procedimento mais realizado no Brasil é o preenchimento com produtos sintéticos, que tem duração média de 6 meses, já que a pele absorve a substância após um tempo. Essa aplicação pode ser realizada em um procedimento simples de 15 a 20 minutos. Quando é necessário a realização de uma cirurgia, o tempo de procedimento aumenta, podendo chegar a até 60 minutos dependendo de cada caso.

Com qual tipo de material é feito o preenchimento?

Como discutimos no tópico anterior, o preenchimento de lábios é realizado com produtos sintéticos que são biocompatíveis com o organismo humano, não oferecendo riscos de rejeição. Alguns destes materiais são o ácido hialurônico e o metacrilato. A escolha do produto a ser utilizado é feita pelo médico, de acordo com o objetivo final da cirurgia.

Como são as cicatrizes?

Como qualquer outra cirurgia, a de lábios também pode deixar algumas pequenas cicatrizes durante algum período. O local de aplicação pode ficar um pouquinho mais vermelho, mas esta marca some depois de alguns meses. Como são muito discretas, podem ser facilmente disfarçadas com um pouco de maquiagem. Não se assuste com o resultado após a cirurgia: é possível observar edema, inchaço e aumento da sensibilidade, mas estes sintomas somem rapidamente.

É preciso utilizar anestesia?

A cirurgia de lábios não é uma cirurgia de alta complexidade, não demandando do médico a busca de uma grande estrutura para fazer o procedimento (como hospitais) e nem mesmo a aplicação de uma anestesia geral. A aplicação do anestésico geralmente é local e pode ser utilizado também algum sedativo para acalmar o paciente durante o procedimento cirúrgico.

Quanto tempo depois posso ir para a casa?

Uma das grandes vantagens da cirurgia de lábios é que, além de não exigir internação em um hospital, a liberação para voltar para a casa é quase imediata. Os cirurgiões orientam que o paciente aguarde somente o tempo de passar o efeito do anestésico aplicado no local para voltar para a casa. Este período não dura mais do que duas ou três horas.

Quais são as recomendações de cuidados pós-cirurgia?

Alguns cuidados básicos são recomendados para que o resultado final da cirurgia não seja afetado: dormir com cabeça elevada nas primeiras 24h, evitar massagear o local da aplicação, não tomar sol por 30 dias (passar filtro solar se necessário) e fazer compressas de gelo durante as primeiras 48h para evitar inchaços.

Quem pode fazer e quem não pode fazer?

Este tipo de cirurgia pode ser realizada em homens e mulheres a partir dos 18 anos de idade, não existindo nenhuma contraindicação a não ser as tradicionais de qualquer outro procedimento cirúrgico (alguma alteração nos exames pré-cirurgicos ou a presença de doenças crônicas).

Agora que você já conheceu todas as informações importantes sobre a cirurgia de aumento de lábios conte para nós se você está avaliando passar por este tipo de procedimento! Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente através do espaço de comentários!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Por que não informamos preços dos procedimentos por telefone ou pelas redes sociais?
É importante ressaltar que o fato de não informarmos valores pela internet se dão, em primeiro lugar, por questões éticas. Isso porque, o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação...
Mitos e Verdades da Cirurgia Plástica
Listamos alguns mitos e verdades sobre a cirurgia plástica. Confira! O inverno é a melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica VERDADE. A procura por cirurgias plásticas aumenta...
Saiba tudo sobre lipoaspiração masculina!
Assim como nas mulheres, a lipoaspiração pode ser realizada em homens e tem como objetivo eliminar gorduras localizadas. Ou seja, aquelas difíceis de sumirem. De acordo com a SBCP, a...