Como fidelizar clientes? Confira 3 boas práticas

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Quando se busca aprender como fidelizar clientes, não se pode esquecer do que Philip Kotler, considerado pai do marketing, considera sobre o assunto: chega a ser até 7 vezes mais caro o investimento na conquista de novos clientes do que na manutenção dos atuais. Sendo assim, se você ainda não estava convencido o suficiente da importância de fidelizar clientes na sua clínica médica, acabou de encontrar o motivo. 

Ainda, saiba que a prática também contribui para aumentar a credibilidade e autoridade da marca. Isso porque, especialmente em áreas da saúde, os pacientes são muito mais criteriosos em sua escolha. Saber que quem já se consultou em sua clínica não costuma permanecer nela, não passa uma boa impressão.

Conseguiu perceber a importância do assunto? Então, continue a leitura e aprenda algumas práticas de como fidelizar clientes!

1. Atenda ao cliente como você gostaria de ser acolhido

Considerando que o atendimento ao cliente é uma das etapas essenciais de uma marca, sendo visto por 61% das pessoas como mais importante até do que o preço, trabalhar essa questão de forma estratégica e focando no melhor serviço é indispensável. Para isso, não pense que é só garantir que os responsáveis por essa etapa ajam de forma educada e cortês. É preciso fazer muito mais, como:

  • responder todas as perguntas e solicitações de forma rápida;
  • criar uma linguagem de comunicação alinhada com a forma como seu público-alvo interage;
  • disponibilizar diversas plataformas para que o paciente entre em contato da maneira mais conveniente;
  • contar com chatbots (atendimento automatizado) para oferecer respostas rápidas a perguntas mais genéricas;
  • treinar a equipe de atendimento para que tenha o melhor desempenho possível.

2. Criar uma experiência de atendimento única

Para 72% das empresas, melhorar o atendimento oferecido é uma prioridade. Os resultados das pesquisas não são à toa: especialmente devido à enorme concorrência nos dias de hoje, o que mais pode diferenciar uma marca da outra é o atendimento oferecido.

Nesse sentido, mesmo que determinada clínica cobre mais caro, os pacientes podem escolher os serviços oferecidos por ela. Isso inclui as práticas de atendimento médico, pós-venda, recepção oferecida aos pacientes, conforto do ambiente etc.

Muitas vezes, é por conta da qualidade proporcionada pela experiência que os clientes podem preferir jantar em um restaurante do que em casa. Não é apenas a refeição em si, mas todos os valores e sensações obtidas durante o jantar.

3. Contar com programas de fidelidade

Quando os pacientes conseguem enxergar valor de forma mais direta ao permanecer marcando consultas e serviços na sua clínica, existem maiores chances de ser fidelizados. Isso é possível por meio da criação de programas de fidelidade, por exemplo. Eles podem incluir descontos para quem fizer um número X de consultas ou, até mesmo, indicar um amigo.

Existem diversas alternativas possíveis para fidelizar clientes e manter atendimentos recorrentes. Quando se trata de procedimentos médicos, isso ganha ainda mais relevância. As recomendações mencionadas são passos importantes para que você inicie esse processo de fidelização e consiga divulgar bem seu trabalho.

Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Confira nosso post sobre consultas personalizadas em clínicas e saiba mais!

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