Não sabe como se destacar no mercado médico? Confira 6 dicas!

4 minutos para ler

A área da medicina abre muitas portas para atuação e, por esse motivo, é um segmento que tem se tornado cada vez mais competitivo, com profissionais que são verdadeiros talentos. Para captar os clientes, fidelizá-los e entender como se destacar no mercado, é importante que o médico adote as principais estratégias possíveis para conseguir “vender” seus serviços e melhorar os resultados da clínica.

Existem várias medidas que podem ser aplicadas e que se enquadram nas restrições impostas pelo Código de Ética, e conhecê-las é fundamental nesse processo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis de como fazer com que a clínica se torne conhecida e conquiste o sucesso esperado. Acompanhe!

1. Estabeleça os objetivos da estratégia

Antes de implementar uma ação, é necessário entender as metas a serem alcançadas por meio dela. Afinal, sem um objetivo bem definido, os resultados podem não surtir como o esperado. Entre alguns propósitos que envolvem a clínica médica, podemos citar:

  • aumentar a visibilidade do estabelecimento;
  • atrair novos pacientes;
  • fidelizar o público;
  • gerar autoridade no mercado sobre a especialidade médica, entre outros.

Após ter essas metas bem estipuladas, é importante criar métricas de monitoramento para entender quais medidas estão trazendo bons números.

2. Conheça bem o público-alvo

É normal que o médico atue em uma especialidade específica. Nesse caso, é preciso que as ações sejam direcionadas ao público que realmente precisa dos serviços ofertados. Outro ponto importante é considerar os hábitos, comportamento, o perfil socioeconômico dos clientes, necessidades, entre outros aspectos que vão influenciar diretamente o êxito da estratégia.

3. Preze por uma boa comunicação com os pacientes

É importante adequar a linguagem ao público-alvo do consultório e deixar a linguagem técnica para dialogar com outros profissionais. Essa comunicação simples e objetiva vai fazer com que os pacientes se sintam mais próximos e tenham uma melhor experiência durante o atendimento.

Tenha em mente que essa é uma medida potente e decisiva para os efeitos do tratamento e sucesso do negócio.

4. Ofereça um tratamento de qualidade

Desde a marcação da consulta até a efetiva consulta com o médio, é necessário prezar pela qualidade do atendimento disponibilizado. Para isso, é importante estar sempre atualizado para executar procedimentos de ponta e propor o melhor tratamento.

Também é recomendável contar com o auxílio da tecnologia, já que existem diversas ferramentas que podem ser adotadas para transmitir uma imagem mais moderna para o público, além de simplificar as mais variadas tarefas que fazem parte da rotina, promovendo eficiência, agilidade, segurança e vantagens vistas como diferenciais para uma carreira de sucesso.

5. Esteja presente nas redes sociais

As ações de marketing são umas das mais satisfatórias quando o assunto é divulgação da clínica e atração dos pacientes. Em um mundo conectado, ao investir nas redes sociais, é possível se aproximar do público-alvo, abordar assuntos que sejam relevantes para eles, apresentar os serviços oferecidos, estrutura da clínica etc.

O ideal é contar com profissionais especializados, que vão conseguir elaborar um trabalho sem ferir o estabelecido no Código de Ética Médica relativo à publicidade.

6. Invista na divulgação da clínica,

É comum que, antes de marcar uma consulta, os pacientes busquem saber mais sobre a clínica na internet. Por isso, é preciso investir na divulgação nesse meio de comunicação. Uma das principais finalidades dessa prática é fazer com que as pessoas cheguem até a clínica e entendam que você é autoridade em certa especialidade.

Entre as opções disponíveis, temos o marketing de conteúdo. Com ele, é possível ajudar o público por meio do fornecimento de artigos em blogs, lives no Instagram ou Facebook, videoaulas.

Agora que você já sabe como se destacar no ramo da medicina, não espere mais para colocar essas dicas em prática, já que a falta de investimento pode prejudicar os resultados e impedir que a clínica aumente sua competitividade e seja reconhecida pelo público, o que vai comprometer sua carreira de forma geral.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite a sua visita para ler “Saiba como montar uma equipe para a sua clínica e o que considerar” e entenda mais sobre o tema! 

Posts relacionados

Deixe um comentário