10 dicas para se preparar para a cirurgia plástica

6 minutos para ler

Todo mundo gosta de se sentir mais bonito, não adianta pensar o contrário. Receber elogios e estar satisfeito fisicamente é um desejo da maioria, principalmente entre as mulheres. E por que não seria? Cada vez mais, as mulheres conquistam a independência e tomam a inciativa de mudar quando algo não está agradando. Por ter se tornado uma das formas mais comuns de resolver as insatisfações com o corpo, é importante saber como se preparar para a cirurgia plástica.

Como se organizar bem para uma operação? Quais cuidados tomar? Separamos algumas dicas que ajudarão a se preparar melhor para esse procedimento. Confira!

Porque a fase de preparação da cirurgia plástica é tão importante?

Os cuidados na preparação da cirurgia plástica são determinantes para a satisfação relacionada ao procedimento. Isso porque, quando são seguidos à risca, é possível evitar o aparecimento de eventuais complicações e impactar positivamente os resultados.

Algumas orientações devem ser respeitadas até o dia da internação, e essa preparação pode levar dias ou meses, dependendo da cirurgia. Então, qualquer intervenção deve ser tratada com seriedade para que o resultado seja bem-sucedido.

Como se preparar para cirurgia plástica?

Existem algumas dicas que devem ser aplicadas com a finalidade de auxiliar na sua preparação e assegurar que tudo saia bem durante o procedimento. Veja as 10 principais!

1. Procure um profissional de confiança

Cirurgia plástica, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é coisa séria. Não adianta ir atrás de um médico que for fazer o preço pesar menos no bolso se ele não for um profissional capacitado o suficiente. Além disso, fique atenta ao local onde será realizada a cirurgia, confira se a clínica ou hospital é bem equipado e se fornece o suporte necessário. Lembre-se: com saúde não se brinca!

2. Respeite as recomendações do seu médico

Se ele orientou a deixar de tomar algum remédio, ou parar de fumar e beber no período que antecede a operação — como é bastante comum — siga a recomendação. É muito importante levar a sério as instruções do profissional, que entende mais do que ninguém como o seu corpo deve ser preparar para uma cirurgia.

3. Planeje suas atividades pré e pós-operatórias

Qualquer cirurgia, querendo ou não, é uma situação diferente para o seu corpo. Você precisará de alguns dias de repouso e descanso, lembrando também da preparação nos dias que antecederão a operação. Portanto, se você tem algum evento importante agendado, converse com seu médico para saber em quanto tempo você estará recuperada. Imagine se você tem uma viagem marcada? Não corra o risco de perdê-la!

4. Busque informações sobre a cirurgia

Faça uma pesquisa sobre a operação que você pretende fazer e aprenda o máximo possível sobre ela. Você pode fazer pesquisas na internet, leituras, conversar com outras pessoas, entre outros. Afinal, quanto mais informações você tiver, mais tranquila em relação ao procedimento você ficará. Vale a pena, não é mesmo?

5. Prepare seu psicológico

É claro que você não ficará indiferente em relação à cirurgia plástica, isso é quase impossível diga-se de passagem, já que preocupações e inseguranças podem surgir. Porém, tente ficar relaxada e deixar de lado a ansiedade e o nervosismo.

Estar tranquila e confiante, com certeza, ajudará a passar pelo procedimento de forma saudável e equilibrada. Tenha em mente, que a cirurgia plástica ressaltará a sua beleza natural e suas características, e não transformará você em outra pessoa.

Caso esteja com medo, procure seu médico para esclarecer todas as suas dúvidas e questionamentos. Pode ter certeza de que ele é a pessoa ideal para ajudar a superá-lo. Além disso, você também pode conversar com pessoas que passaram por cirurgia parecida. Isso faz toda a diferença para se sentir segura, confiante e ter um resultado incrível.

6. Alimente-se bem

Seu corpo precisa funcionar corretamente. Portanto, busque ter uma alimentação saudável e balanceada. Converse com o médico ou nutricionista e busque entender quais alimentos poderão contribuir para a sua recuperação.

7. Evite a automedicação

Essa dica já é bastante conhecida, mas deve ser sempre relembrada, pois é muito importante, não só em períodos operatórios, mas para a vida toda. Sempre procure ajuda de um profissional da saúde antes de tomar algum medicamento.

Em especial após a cirurgia, essa conduta deve ser evitada. Afinal, você está em uma fase diferente do que está acostumada e pode sofrer alguma reação inesperada. Então lembre-se: consulte sempre o seu médico sempre!

8. Faça um check-up completo

Outra dica importante para se preparar para uma cirurgia plástica é realizar um check-up completo e verificar sua saúde em geral. Caso esteja programando para passar por alguma intervenção estética, é necessário visitar um profissional a fim de averiguar seus exames e confirmar que está tudo em dia, e se não existe nenhum risco ao passar pelo procedimento que escolheu fazer.

9. Pare de fumar

Um outro cuidado necessário durante o pré-operatório é deixar de fumar, pelo menos, nas duas últimas semanas que antecedem a cirurgia plástica. O cigarro pode dificultar a circulação, o que prejudica a oxigenação do sangue. Isso pode gerar a má cicatrização do procedimento, além de elevar o risco de sofrer embolia pulmonar ou trombose. O uso de bebidas alcoólicas também deve ser evitado.

10. Leve todos os exames pré-cirúrgicos no dia da intervenção

Depois de agendar a cirurgia, separe todos os exames médicos realizados ao longo do pré-cirúrgico e guarde na bolsa para não esquecê-los. Ao chegar ao local da intervenção, entregue para a equipe médica.

Essa ação é importante para que o cirurgião e seus assistentes tenham os resultados em mãos e possam executar um procedimento cirúrgico correspondente às suas expectativas e que esteja dentro dos limites das suas características físicas. Os exames também serão uma base de orientação caso alguma intercorrência surja.

Conseguiu saber mais sobre como se preparar para sua cirurgia plástica? É importante ter em mente que imprevistos podem ocorrer. Por isso, você deve agir com tranquilidade para lidar com as situações pré-cirúrgicas, além de tomar todas as precauções necessárias e orientadas pelo seu médico para que tudo saia conforme o esperado. Não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática, para passar por um procedimento tranquilo, seguro e com um resultado melhor do que o imaginado.

Além do pré-operatório, existem etapas muito importantes para o resultado do seu procedimento. Para saber mais sobre o assunto, separamos a seguinte leitura: “Você já marcou seu retorno pós-operatório?”.

Posts relacionados

Deixe um comentário