Como oferecer consulta personalizada na clínica? Descubra!

4 minutos para ler

Oferecer um tratamento diferenciado é fundamental em tempo de um mercado tão concorrido. Por esse motivo, é fundamental definir as melhores estratégias para disponibilizar uma consulta personalizada, em busca de fazer com que o paciente seja tratado conforme suas expectativas, tenha suas demandas atendidas e se sinta mais valorizados pela clínica.

Essa prática pode gerar uma série de benefícios, como a captação e fidelização do público, melhores resultados, reconhecimento da empresa no mercado e demais aspectos essenciais para o aumento da competitividade.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar como personalizar o atendimento oferecido aos pacientes. Acompanhe!

Compreenda as necessidades do paciente

Separe um tempo após as consultas para entender o que os pacientes precisam e esperam da clínica. As informações obtidas são essenciais para promover um atendimento de qualidade, já que eles são as pessoas que você pretende satisfazer.

Além disso quando as pessoas enxergam a preocupação do estabelecimento com a opinião deles, vão se sentir importantes, mantendo uma relação mais sólida.

Estabeleça um contato pessoal

Outra medida que precisa fazer parte da consulta personalizada é manter um relacionamento mais próximo com os pacientes. Isso vai gerar uma relação de respeito e confiança mútua, o que vai ocasionar uma sensação de alívio e bem-estar ao longo do atendimento.

Implemente o agendamento online

O agendamento online é uma ferramenta eficaz para simplificar a marcação de consultas. Por meio dela, o paciente tem acesso à página da clínica e consegue verificar os dias, horários, especialidades e médicos disponíveis, sendo possível escolher aqueles que mais se enquadram em sua rotina.

Essa facilidade pode fazer toda a diferença no momento de o indivíduo escolher o local para ter um atendimento, principalmente para aqueles que têm uma rotina atribulada e não apresentam tanta disponibilidade de horário.

Envie lembretes de consultas para os pacientes

Para evitar faltas e atrasos, o indicado é encaminhar mensagens para lembrar o paciente sobre a consulta agendada. Existem vários mecanismos que podem enviar lembretes automáticos, além de permitir a confirmação da presença. Isso vai evitar esquecimentos e reduzirá o índice de ausências e prejuízos para a clínica.

Faça pesquisas de satisfação

É primordial solicitar feedback para cada paciente, independentemente de serem elogios, sugestões ou, até mesmo, reclamações. Também é importante analisar os dados que tiver em mãos para identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado, com o intuito de atender a todos com a maior qualidade possível.

Aplique técnicas de atendimento humanizado

Depois de entender melhor os pacientes que frequentam a clínica, aproveite para adotar práticas de atendimento humanizado, como ter empatia, olhar nos olhos, estudar bem a respeito do melhor tratamento para cada pessoa e deixá-la participar desse momento de escolha, evitar termos muito técnicos ao explicar diagnósticos e condições clínicas, entre outros.

Nesse caso, todos os colaboradores da clínica precisam estar alinhados com o atendimento humanizado, como recepção, enfermagem, limpeza e demais. Por isso, reserve um tempo para oferecer treinamentos e fazer com que eles estejam bem preparados.

Agora que você já sabe como é possível implementar a consulta personalizada na clínica e conquistar um diferencial no mercado, é necessário ter em mente que essa prática não se limita somente ao médico, devendo se estender a toda a equipe, gerando um atendimento de alta qualidade e que realmente vá atender as expectativas do público.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas por meio deste artigo? Então, aproveite sua visita no blog para ler “Administração de clínicas: 6 práticas para fazer de forma eficiente” e entenda melhor sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário