Contratura capsular de mama. O que é e qual o tratamento?

2 minutos para ler
Recebemos algumas dúvidas sobre a contratura capsular, que é uma complicação que pode acontecer no pós cirúrugico de prótese de mama em cirurgias que foram feitas de 5 a 20 anos.
A contratura acontece com a perda da elasticidade da cápsula que envolve a prótese e forma então um tecido conjuntivo em volta dela. O organismo então se defende e produz uma cicatriz interna com a forma de camadas sobre o implante . Quanto mais intensa for reação, maior é a produção de fibrose, que incide em uma menor elasticidade desta cápsula.
Quando isso acontece, pode gerar incômodo para a mulher, endurecimento da mama, limitações para atividades físicas e perda do resultado estético.
Para as mulheres que tem contratura capsular em  um grau leve, a paciente pode fazer massagens e usar medicamentos para a melhora da dor, como por exemplo, inibidores de receptores de leucotrienos, que são mediadores químicos inflamatórios e que auxiliam no processo de cicatrização ao redor do implante. O leucotrieno, em específico, é produzido pelos leucócitos e promove inflamação (fibrose) e contração do músculo liso.
Mas o melhor tratamento ainda é a prevenção, na hora da cirurgia. Por isso o ideal é procurar o seu médico de confiança, e tirar todas as dúvidas na hora da consulta.
Caso você tenha mais perguntas entre em contato conosco! Estamos sempre à disposição!
Posts relacionados

Deixe um comentário