Entenda como é o tratamento de fibrose pós cirurgia plástica

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em fibrose? Geralmente, a formação de fibrose faz parte do processo de cicatrização do organismo após a realização de cirurgias plásticas. Trata-se do aumento da formação de um tecido após um procedimento.

A fibrose só exige tratamento quando sua dimensão e sua localização necessitam de atenção especial do médico. Normalmente, as fibroses diminuem de forma natural com o passar do tempo, após 60 ou 90 dias. As formas de tratamento de fibrose pós cirurgia plástica variam de acordo com alguns fatores, como o tempo de ocorrência.

Vamos explicar agora como é realizado o tratamento de fibrose que surge depois de cirurgias plásticas. Confira!

Por que a fibrose surge após cirurgias?

Fibrose é o nome da formação de tecido conjuntivo que, em geral, faz parte do processo de cicatrização cirúrgica. Pode ser considerada como uma espécie de cicatriz interna nos locais que foram operados seja por uma lipoaspiração ou por cirurgias plásticas de maior porte. Quando é pequena, normalmente é considerada pelos médicos como uma fibrose controlada.

No entanto, pode surgir a chamada fibrose anormal, que causa dor e às vezes deforma a região da pele. Nesses casos, há a necessidade de o paciente seguir um tratamento de fibrose pós cirurgia plástica. Essa necessidade só será averiguada pelo médico especializado durante o procedimento pós-operatório.

Como evitar a ocorrência de fibrose?

É fundamental que um médico especializado e com experiência comprovada realize tanto o pré-operatório e o pós-operatório quanto a cirurgia plástica em si. Um procedimento feito de forma inadequada pode favorecer o surgimento da fibrose. O uso de anticoagulantes também pode facilitar a formação da fibrose.

O uso da cinta de compressão pelos pacientes nos primeiros dias após a cirurgia ajuda a evitar o surgimento do problema. A presença da cinta evita a formação de líquidos na região onde foi realizada a intervenção cirúrgica, além de evitar sangramentos.

De que forma é realizado o tratamento de fibrose pós cirurgia plástica?

As formas para tratar as fibroses maiores do que o normal variam de acordo com o local do corpo onde elas surgem. Em muitos casos, o tratamento de fibrose pós cirurgia plástica é realizado com procedimentos estéticos, como drenagem linfática.

Em outros casos, conforme avaliação médica, a fibrose é tratada com medicamentos, principalmente quando há pouca capacidade de retração cutânea, ou com intervenções médicas.

Os tratamentos estéticos podem auxiliar no tratamento da fibrose?

Sim. Quando ocorre após um procedimento de lipoaspiração, o tratamento de fibrose pós cirurgia plástica pode ser realizado com drenagem linfática para retirar o líquido retido na região. O líquido acumulado acaba favorecendo a formação de cicatrizes.

Outros procedimentos estéticos ajudam a reduzir a fibrose, como ultrassom, radiofrequência, laser e endermoterapia. A eficácia de tais tratamentos é maior quanto mais cedo for realizado o diagnóstico.

A fibrose que ocorre após cirurgias plásticas tem tratamento, independentemente do tempo em que surgiu. Porém, quanto mais cedo for diagnosticada, mais fácil será o seu tratamento. Por isso o pós-operatório é tão importante de ser seguido. O tratamento de fibrose pós cirurgia plástica deve ser realizado somente com o acompanhamento de um médico especializado.

Este conteúdo ajudou você a esclarecer suas dúvidas em relação ao tratamento de fibrose pós cirurgia plástica? Então, assine agora mesmo nossa newsletter para saber tudo sobre cirurgia plástica!

Posts relacionados

Deixe um comentário