Fique por dentro das tendências de inteligência artificial na saúde

3 minutos para ler

O conceito de inteligência artificial sempre pareceu algo muito futurista. Porém, essa realidade está mais próxima do que parece. Se você não tem familiaridade com a ideia, basicamente se trata de um conjunto de tecnologias que possibilita que um software aprenda conceitos e espelhe uma personalidade.

Assim, a inteligência artificial na saúde está relacionada à transformação digital e possibilita uma verdadeira revolução tanto na parte burocrática, como armazenamento de dados e otimização de processos, quanto na realização de procedimentos.

Portanto, continue a leitura e entenda melhor os impactos dessa nova tendência na área da saúde!

Conheça as cirurgias com o auxílio de robôs

O uso de robôs nos procedimentos médicos já é uma realidade. Eles estão se desenvolvendo a cada dia para proporcionar maior segurança, conforto e precisão em exames, cirurgias e outros procedimentos.

Para isso, o uso da inteligência artificial é essencial. A partir de estudos e softwares cada vez mais sofisticados, já existem hoje robôs capazes de auxiliar a equipe médica em cirurgias cada vez mais complexas.

Use a inteligência artificial na saúde para facilitar o processo de triagem

O mecanismo de triagem pode se beneficiar muito com a inteligência artificial. Por meio de sistemas autônomos, é possível coletar dados, como o tipo de cirurgia a ser realizada e os principais objetivos dos pacientes, categorizando-os com mais facilidade.

Uma cirurgia de prótese mamária para uma paciente jovem costuma ser diferente de uma ação reparadora, por exemplo. Discriminar isso em um primeiro atendimento pode otimizar muito o tempo e melhorar bastante a experiência do paciente!

Entenda seu uso na telemedicina

Com a pandemia causada pela COVID-19, a telemedicina ganhou muita força. Afinal, a possibilidade de consultar um médico sem precisar se deslocar até o consultório é uma grande vantagem para quem mora em outra cidade ou tem limitações para se deslocar.

Assim, a inteligência artificial permite realizar o acompanhamento dos pacientes a distância, com a ajuda de aplicativos e dispositivos eletrônicos complexos. Com a inteligência artificial, é possível tirar dúvidas, realizar videoconferências com profissionais lotados em cidades diversas, encontrar um profissional adequado e, até mesmo, realizar uma anamnese.

Otimize a análise de imagens

O uso de dispositivos de inteligência artificial para a análise de imagens tem sido uma maneira mais precisa e eficiente do que o olhar de uma pessoa física. Esses softwares conseguem comparar milhares de imagens disponíveis em um banco de dados, cruzar exames parecidos e encontrar com precisão eventuais anomalias.

Por meio da repetição de um grande número de exames, a inteligência artificial aprende a ler as imagens e identificar se há algo de errado no paciente. Podem ser radiografias, tomografias e tantos outros. Esses programas prometem revolucionar o diagnóstico por imagem e salvar a vida de muitas pessoas que antes precisavam esperar meses por um laudo.

A inteligência artificial na saúde promete facilitar processos e proporcionar novos recursos para os profissionais. No ramo de cirurgia plástica, isso pode significar resultados mais delicados, procedimentos precisos e novas possibilidades cirúrgicas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa tendência que promete revolucionar a área da saúde, aproveite e siga a gente no Instagram, no Facebook e no YouTube para receber conteúdos exclusivos!

Posts relacionados

12 thoughts on “Fique por dentro das tendências de inteligência artificial na saúde

  1. Useful information. Lucky me I discovered your site by accident, and I am stunned why this coincidence did not happened earlier! I bookmarked it. Selene Abbott Charlie

  2. After I initially commented I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I receive four emails with the exact same comment. There has to be a means you are able to remove me from that service? Appreciate it! Verene Lewes Rahm

  3. Pellentesque blandit adipiscing nibh, in molestie neque varius ac. Vivamus risus arcu, sagittis eu urna vitae, sagittis ornare erat. Morbi suscipit dui vel libero vestibulum, quis lacinia eros scelerisque. Danna Wildon Pacifica

  4. It is really a great and useful piece of information. I am happy that you shared this helpful info with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing. Marya Kerry Niles

Deixe um comentário