Fique por dentro das tendências de inteligência artificial na saúde

3 minutos para ler

O conceito de inteligência artificial sempre pareceu algo muito futurista. Porém, essa realidade está mais próxima do que parece. Se você não tem familiaridade com a ideia, basicamente se trata de um conjunto de tecnologias que possibilita que um software aprenda conceitos e espelhe uma personalidade.

Assim, a inteligência artificial na saúde está relacionada à transformação digital e possibilita uma verdadeira revolução tanto na parte burocrática, como armazenamento de dados e otimização de processos, quanto na realização de procedimentos.

Portanto, continue a leitura e entenda melhor os impactos dessa nova tendência na área da saúde!

Conheça as cirurgias com o auxílio de robôs

O uso de robôs nos procedimentos médicos já é uma realidade. Eles estão se desenvolvendo a cada dia para proporcionar maior segurança, conforto e precisão em exames, cirurgias e outros procedimentos.

Para isso, o uso da inteligência artificial é essencial. A partir de estudos e softwares cada vez mais sofisticados, já existem hoje robôs capazes de auxiliar a equipe médica em cirurgias cada vez mais complexas.

Use a inteligência artificial na saúde para facilitar o processo de triagem

O mecanismo de triagem pode se beneficiar muito com a inteligência artificial. Por meio de sistemas autônomos, é possível coletar dados, como o tipo de cirurgia a ser realizada e os principais objetivos dos pacientes, categorizando-os com mais facilidade.

Uma cirurgia de prótese mamária para uma paciente jovem costuma ser diferente de uma ação reparadora, por exemplo. Discriminar isso em um primeiro atendimento pode otimizar muito o tempo e melhorar bastante a experiência do paciente!

Entenda seu uso na telemedicina

Com a pandemia causada pela COVID-19, a telemedicina ganhou muita força. Afinal, a possibilidade de consultar um médico sem precisar se deslocar até o consultório é uma grande vantagem para quem mora em outra cidade ou tem limitações para se deslocar.

Assim, a inteligência artificial permite realizar o acompanhamento dos pacientes a distância, com a ajuda de aplicativos e dispositivos eletrônicos complexos. Com a inteligência artificial, é possível tirar dúvidas, realizar videoconferências com profissionais lotados em cidades diversas, encontrar um profissional adequado e, até mesmo, realizar uma anamnese.

Otimize a análise de imagens

O uso de dispositivos de inteligência artificial para a análise de imagens tem sido uma maneira mais precisa e eficiente do que o olhar de uma pessoa física. Esses softwares conseguem comparar milhares de imagens disponíveis em um banco de dados, cruzar exames parecidos e encontrar com precisão eventuais anomalias.

Por meio da repetição de um grande número de exames, a inteligência artificial aprende a ler as imagens e identificar se há algo de errado no paciente. Podem ser radiografias, tomografias e tantos outros. Esses programas prometem revolucionar o diagnóstico por imagem e salvar a vida de muitas pessoas que antes precisavam esperar meses por um laudo.

A inteligência artificial na saúde promete facilitar processos e proporcionar novos recursos para os profissionais. No ramo de cirurgia plástica, isso pode significar resultados mais delicados, procedimentos precisos e novas possibilidades cirúrgicas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa tendência que promete revolucionar a área da saúde, aproveite e siga a gente no Instagram, no Facebook e no YouTube para receber conteúdos exclusivos!

Posts relacionados

Deixe um comentário