Mamoplastia: veja os cuidados necessários no pré e pós-operatório

4 minutos para ler

A mamoplastia é a cirurgia plástica que modifica as mamas. A intervenção cirúrgica aumenta, reduz ou altera a aparência dos seios — pode ser de aumento, redutora ou reparadora.

Porém, para que os resultados sejam atingidos e a recuperação da pele seja satisfatória, a paciente deve tomar uma série de cuidados. É preciso seguir orientações médicas em relação à alimentação, à postura e ao uso de medicamentos. Neste artigo, vamos explicar os principais cuidados tanto no pré quanto no pós-operatório da mamoplastia. Confira!

Saiba o que é exigido no pré-operatório

Antes de realizar a mamoplastia, a paciente deve cumprir as exigências do pré-operatório para que o procedimento tenha um resultado perfeito. É preciso seguir um jejum completo de 9 horas, inclusive de líquidos. Na véspera da operação, a alimentação não pode ser exagerada, o álcool é proibido, assim como fumar duas semanas antes do procedimento.

Outro cuidado consiste em não usar tinturas e descolorantes 72 horas antes da cirurgia plástica. A última depilação pode ser feita até dois dias antes. A paciente não pode usar nenhum tipo de maquiagem no dia da operação.

Entenda os cuidados no pós-operatório

Realizada a mamoplastia, os cuidados são redobrados para a devida recuperação do corpo e o desaparecimento dos inchaços. A paciente deve ingerir muitas frutas, fibras e tomar bastante líquido para estimular o funcionamento do intestino. As fumantes só podem voltar a fumar duas semanas depois. Aspirina e anti-inflamatório só podem ser ingeridos com autorização médica.

A mulher deve ficar atenta à correta posição na hora de dormir, que deve ser de lado. A cabeceira da cama precisa estar elevada, com o uso de dois travesseiros. É proibido dormir de barriga para baixo e levantar bruscamente da cama. Como pode ocorrer tontura nos primeiros dias, aconselha-se a tomar banho sentada em uma cadeira de plástico. A paciente também deve evitar levantar os braços acima dos ombros e carregar peso.

O pós-operatório exige roupas confortáveis e fáceis de vestir. As pacientes só estão liberadas para dirigir entre a segunda e a terceira semana. A prática de exercícios físicos só fica permitida na quinta semana após a mamoplastia. As cicatrizes não podem ser expostas ao sol.

Descubra se é possível amamentar após a mamoplastia

As mulheres que desejam engravidar devem estar cientes de alguns efeitos que a mamoplastia pode exercer sobre a capacidade de amamentação. O procedimento promove a retirada do excesso de pele e do tecido mamário. Por isso, a quantidade de ductos mamários diminui — o organismo pode levar alguns anos para recuperá-los.

No entanto, as técnicas de reparação das mamas avançaram muito nos últimos anos. Por isso, muitas mulheres conseguem produzir leite materno e fazê-lo chegar até o mamilo. Existem algumas técnicas que estimulam a produção de leite — a relactação —, por meio da sucção da mama, sem que o bebê tenha contato com mamadeiras.

O sucesso das cirurgias plásticas depende, em boa parte, dos cuidados pré e pós-operatório. Com a mamoplastia, não poderia ser diferente. Lembre-se de que é necessário esperar alguns meses para os inchaços sumirem e o resultado final aparecer. Por esse motivo, seguir os cuidados antes e depois da cirurgia é fundamental.

Você está pensando em se submeter a uma operação de mamoplastia e ainda tem dúvidas? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e faça suas perguntas, que, em seguida, lhe responderemos!

Posts relacionados

Deixe um comentário