O que fazer na academia depois da cirurgia de mamas

O que fazer na academia depois da cirurgia de mamas

Uma das dúvidas da maioria das mulheres que passam por algum tipo de cirurgia de mamas é saber quando elas poderão voltar a se exercitar normalmente. Independentemente de sua cirurgia ter sido para aumentar, reduzir ou retirar as mamas, alguns cuidados são necessários na academia para que você não prejudique seu pós-operatório. Venha descobrir conosco através deste post o que é possível fazer na academia, e quando fazer, após a sua cirurgia de mamas!

Preciso parar de me exercitar antes de operar?

Esta é uma preocupação de quem se prepara para alguma cirurgia de mamas e a resposta é simples: não, não é preciso parar de se exercitar dias antes da cirurgia. As pacientes podem se exercitar e malhar até a véspera do procedimento, lembrando de não fazer atividades físicas que corram o risco de lesionar a região.

Vou precisar praticar algum tipo de fisioterapia para movimentar a região?

Um bom começo para quem quer retornar rápido para a academia é realizar, nos dias seguintes à cirurgia, alguns exercícios de fisioterapia para a região, especialmente se você passou por uma redução ou remoção total das mamas. Exercícios simples de movimentação de braço, punho, cotovelo, ombro e posicionamento postural podem te ajudar a se recuperar mais rapidamente. Pergunte seu médico.

Por quanto tempo meus braços ficarão em repouso absoluto?

É ideal que os braços fiquem em repouso absoluto por 10 dias completos, permitindo que a região cicatrize perfeitamente. Qualquer movimentação excessiva pode fazer com que os pontos se abram e a região sangre, portanto, mantenha esse cuidado, certo?

Quanto tempo depois posso voltar para a academia e que tipo de exercício posso fazer?

Para cirurgias simples o retorno recomendado para atividades físicas é de, aproximadamente, três semanas a um mês. Neste período é recomendado que sejam realizadas leves caminhadas e exercícios para a região dos membros inferiores, deixando a parte superior em descanso para finalizar a cicatrização. Tenha em mente que os exercícios ainda devem ser de baixo impacto e intensidade já que qualquer esforço pode motivar a movimentação da musculatura na região.

Quando poderei começar a malhar o braço?

Alguns especialistas permitem que as regiões do bíceps e tríceps sejam exercitados após 40 dias da cirurgia, mas com carga leve para não lesionar a região. Para a região do peito, ombro e costas, a musculação, também com carga leve, só deve ser realizada após dois meses da data da operação.

Estas regras servem para aplicação de silicone também?

Inicialmente estas regras servem para qualquer tipo de cirurgia de mamas, mas algumas técnicas de implante de silicone exigem um tempo maior de repouso. Enquanto implantes sub glandulares (acima do músculo) e sub fasciais (abaixo da fáscia do músculo peitoral) exigem repouso de 60 dias na região, os implantes sub musculares (abaixo do músculo) pode demandar 90 dias de descanso, já que a manipulação muscular é maior.

Usar sutiã mais justo ajuda a evitar o risco de lesões na região?

Sim, ajuda bastante. Quanto menos a mama se movimentar após a cirurgia melhor, por isto, qualquer estrutura que dê mais sustentabilidade à região, como o uso de um sutiã ou top mais justo, ajuda a evitar o risco de atrapalhar a cicatrização pós-cirúrgica.

Vou poder praticar esportes que correm risco de impactar a região da mama?

Somente após a cicatrização e liberação total do médico após a cirurgia. Quando a região estiver totalmente recuperada não existem riscos em praticar esportes ou exercícios que impactem a região. Para quem tem implantes, a preocupação não deve existir: o silicone é altamente resistente.

O aumento dos seios pode prejudicar minha coluna?

É preciso ter cuidado com a coluna durante a atividade física após uma cirurgia de aumento dos seios, já que o silicone é um peso extra na região que você não está adaptada. Peça orientações ao educador físico de sua academia ou ao personal trainer de sua escolha e faça um período de readaptação postural para não lesionar a coluna em alguns exercícios.

E então, você já voltou a frequentar a academia após sua cirurgia de mamas? Como se sentiu? Teve alguma dificuldade? Conte sua experiência para a gente utilizando o espaço de comentários!

 

Comentários

Boa tarde, fiz uma cirurgia na mama D (microcalcificação)no dia 09/08/18. Queria saber se posso fazer academia (musculacao e hidroginastica)??

Katia bom dia! Essas informações devem ser passadas pela equipe de pós operatório, porque depende de seus resultados e de sua recuperação ok?
abraços

Ola katia bom dia! o ideal é que você verifique com seu médico a melhor data para o retorno as atividades ok?

Ja tenho 2 mess de mamoplastia redutora
Posso retornar ao tenis?

Regina bom dia! Para retornar aos exercícios, seu médico precisa te avaliar ok? O ideal é que ele te informe a melhor época para retornar.

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Por que não informamos preços dos procedimentos por telefone ou pelas redes sociais?
É importante ressaltar que o fato de não informarmos valores pela internet se dão, em primeiro lugar, por questões éticas. Isso porque, o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação...
Mitos e Verdades da Cirurgia Plástica
Listamos alguns mitos e verdades sobre a cirurgia plástica. Confira! O inverno é a melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica VERDADE. A procura por cirurgias plásticas aumenta...
Saiba tudo sobre lipoaspiração masculina!
Assim como nas mulheres, a lipoaspiração pode ser realizada em homens e tem como objetivo eliminar gorduras localizadas. Ou seja, aquelas difíceis de sumirem. De acordo com a SBCP, a...