Os cuidados especiais que você deve ter com a sua pele no verão

Os cuidados especiais que você deve ter com a sua pele no verão

Chegou o verão. Aquela época do ano em que o sol dá as caras com mais intensidade, eleva as temperaturas e convida todo mundo a deixar muita pele à mostra. Uma maravilha, claro, no “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Porém, com os termômetros lá em cima, raios ultravioletas intensos, areia, água salgada e cloro de piscinas um resultado é certo: a da pele danificada.

Nada disso, porém, significa que você precise sabotar seus planos para a estação mais quente do ano. Ao invés disso, basta seguir uma lista de cuidados especiais. Quer saber quais? Então continue acompanhando o nosso post e confira as nossas dicas!

Escolha bem suas roupas e acessórios

A regra básica todo mundo sabe: é importante evitar exposição ao sol entre 10h e 16h. Mas usar proteção adequada não tem hora. Vai sair? Vai para a piscina ou para a praia? Então invista em chapéus, óculos escuros e roupas de algodão.

A explicação para isso é simples: os dois primeiros são grandes aliados na proteção da pele ao redor dos olhos; já as roupas feitas com tecido de algodão bloqueiam 90% das radiações ultravioletas — ao contrário das opções sintéticas, que permitem a ação de 70% desses raios.

Procure “abrigos” funcionais

Nem todo guarda-sol passaria no teste de cuidados especiais no verão. Assim como no caso das roupas, é preciso checar de que tipo de tecido ele é feito. Afinal de contas, materiais como o nylon só barram 5% dos raios ultravioletas, enquanto a lona, por exemplo, bloqueia metade deles.

Jamais se esqueça do filtro solar

Usar filtro solar é praticamente uma lei mesmo em dias nublados. Ficar sem ele significa cometer um crime contra a pele. E isso é ainda pior quando a estação da vez é o verão. Além de evitar “queimaduras” na pele e o transtorno de se ver descascando, o produto é forte combatente ao envelhecimento precoce. Vale lembrar, ainda, que ajuda a prevenir o câncer.

E mais: a regrinha vale tanto para as crianças — que já podem começar a utilizar o produto aos seis meses de idade — quanto para os adultos. No caso dos baixinhos, recorra a itens específicos para a faixa etária deles. Para os grandinhos, o fator de proteção deve ser 15 ou 20 para atividades do cotidiano e 30 ou superior nos casos de exposição excessiva ao sol.

Lembre-se de fazer aplicações 30 minutos antes de sair de casa e de ficar atento: após duas horas, em caso de transpiração excessiva ou de contato com a água, volte a espalhar filtro por todo o corpo, incluindo mãos, orelhas, pés.

Abuse dos hidratantes

Você não precisa se lambuzar com creme quando já está usando protetor solar. Mas em casa, após o banho ou antes de se deitar, vale a pena contar com hidratantes na lista de cuidados especiais. Além de perfumarem o corpo todo, eles previnem o ressecamento da tez e são ótimos calmantes após horas de diversão na piscina ou na praia.

Quer fazer mais ainda pela sua pele? Aposte em esfoliantes para remover células mortas – e turbinar o bronzeado.

Beba muita água e coma bem

Para muita gente verão também significa férias. E a vontade é de aproveitar o momento “sombra e água fresca” com tudo. Pois bem, a maior dica é: leve isso ao pé da letra. Sobre a sombra, já falamos nos tópicos anteriores. Sobre a água, o ponto principal é ingerir, pelo menos, três litros dessa bebida “sagrada” por dia, além de muito suco — inclusive os detox, se você gostar da ideia.

Invista também em listas de compras com frutas, legumes e fibras. Nesta época do ano, opções com grande quantidade de carotenoides são boas pedidas: beterraba, mamão, maçã, abóbora e, claro, a cenoura.

Exagerou? Ainda dá tempo de socorrer a pele

Você passou tempo demais nadando, dormiu ao sol enquanto tentava se bronzear, esqueceu o filtro solar e voltou para casa com pele queimada? Hora de tentar reverter o problema. Primeiro, tome um bom banho para tirar resíduos de areia ou cloro. Depois, resfrie as áreas queimadas com chá de camomila gelado. Feito isso, você já pode pedir socorro ao creme hidratante e tentar relaxar. Se não houver melhora, hora de agendar uma consulta com o dermatologista.

Agora você está pronto para aproveitar o verão sem detonar a sua pele? Se você ainda tem alguma dúvida sobre os cuidados especiais escreva para a gente através do espaço de comentários!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

8 formas de manter sua pele saudável no inverno
O inverno é uma das estações do ano mais cruéis para a qualidade da nossa pele, não é mesmo? O tempo seco aumenta o risco de desidratação e lesões no...
Como cuidar da pele diariamente?
Como cuidar da pele diariamente?
Para manter a pele vistosa e com o aspecto jovial é necessário cuidar muito bem dela. Não adianta só passar um hidratante de vez em quando. A atenção deve ser...
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
Manter uma pele bonita e com aparência jovial requer cuidados diários, mas também é preciso investir um pouco de tempo e dinheiro para assegurar sempre os melhores resultados e garantir...