Posso aplicar botox?

Posso aplicar botox?

Com a cultura do físico perfeito, muitas pessoas têm buscado a medicina estética como alternativa para alcançar os resultados desejados. Um dos procedimentos estéticos mais procurados nas clínicas de cirurgiões plásticos é o botox. O botox é uma toxina bacteriana, produzida pela Clostridium botulinum, que tem como uma de suas funções o relaxamento e paralisação da musculatura onde é aplicada.

A aplicação é feita com uma agulha, injetando a toxina logo abaixo da pele, e pode ser utilizada para fins estéticos, como para a retirada de rugas e marcas de expressão. Outra possibilidade é para o tratamento pacientes que apresentam sequelas musculares de derrame, indivíduos com problema de rouquidão e em tratamentos oftalmológicos, oclusão de glândulas de suor, como o estrabismo e o blefaroespasmo (indivíduo que pisca o olho sem parar). Se você quer realizar a aplicação do botox para qualquer uma destas situações mas está inseguro por não saber se existe alguma restrição para esta aplicação, que tal ler as nossas dicas? Acompanhe com a gente!

Quem pode realizar aplicação de botox?

Quase todo mundo pode aplicar o botox. Porém, como qualquer procedimento médico, algumas contraindicações podem ser encontradas. Como ele é uma toxina que age diretamente na musculatura, alguns pacientes com doenças crônicas não podem passar por este procedimento. Pacientes com doenças nas placas motoras, como a Miastenia Gravis, podem apresentar efeitos colaterais indesejados após a aplicação, já que sua atuação é diretamente na placa motora, onde há encontro do nervo com a musculatura.

Para pacientes com outras doenças crônicas já previamente conhecidas, é sempre importante consultar seu médico para que ele avalie a possibilidade de risco ao aplicar o botox.

Existe faixa etária ideal?

Não existe uma faixa etária ideal para se iniciar a aplicação de botox. Esta escolha é feita pelo paciente em conjunto com um médico cirurgião plástico de confiança. Alguns adolescentes podem optar por esconder pequenas marcas ou tratar algum excesso de sudorese com botox, desde que liberados pelo profissional responsável pelas aplicações. Geralmente pessoas a partir de 30 anos procuram esta técnica, e é muito difícil encontrar pacientes mais novos que tenham grande necessidade do uso do botox.

Quais são os efeitos colaterais?

O botox é um procedimento muito simples e, na maioria dos casos, não apresenta nenhum tipo de efeito colateral. Porém em qualquer procedimento médico existe um risco mínimo de algum resultado não esperado. Algumas pessoas podem apresentar hipersensibilidade ou inchaço no local da aplicação nos dias seguintes, que se perdurarem devem ser informadas ao médico responsável. A aplicação repetida em intervalos menores que seis meses também pode influenciar, de maneira negativa, a resposta da toxina, causando irritações, inchaços e hipersensibilidade no local.

É um procedimento simples?

O botox é um procedimento muito tranquilo e praticamente indolor, por este motivo é tão raro encontrar pacientes que tenham apresentado algum problema mais grave após a aplicação. Desde que se tome os cuidados certos, a consulta médica e os exames pré-aplicação tenham sido realizados corretamente, e a anamnese médica tenha sido completa e bem realizada pelo médico, o botox é considerado um procedimento praticamente sem riscos.

Como procurar um médico ideal?

É muito importante saber escolher o médico mais preparado para cuidar da sua saúde e do seu físico. A qualidade da técnica do profissional está intimamente relacionada aos resultados após a aplicação da toxina no seu corpo. Por este motivo investigue bem o profissional que vai te atender: procure ouvir indicações de outros pacientes, veja a especialização e pós-graduações que ele realizou e perceba se ele te deixa completamente confortável e à vontade durante sua consulta. Lembre-se que você tem que confiar e se sentir segura com a escolha do seu médico também.

Depois de tirar todas estas dúvidas você já decidiu se vai optar pela aplicação de botox? Tem mais alguma dúvida? Não hesite em fazer perguntas e sanar suas dúvidas! Deixe seu comentário!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Você sabe qual a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?
Você sabe qual a diferença entre a toxina botulínica e o preenchimento? Muitas pacientes nos questionam sobre esses procedimentos, portanto  fizemos um post para esclarecer: Preenchimento O preenchimento é um...
Toxina botulínica nas axilas? Sim, é possível!
Sabe aquele desconforto do suor excessivo, conhecido como hiperhidrose? Pois bem, essa doença pode surgir nos pés, mãos e axilas e atinge homens e mulheres de todas as faixas etárias....
Entenda como funciona a aplicação de Botox
O Botox é um dos procedimentos estéticos que tem ganhado mais popularidade nos dias de hoje. Isso é devido aos resultados rápidos, à pouca intervenção e por ser bem acessível....