A incidência de câncer de pele é grande em todo o mundo e aqui no Brasil, não é diferente. De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o final deste ano são esperados 182 mil novos casos da doença no país, um número alarmante.
Existem dois tipos de câncer de pele, o melanoma e o não melanoma. O primeiro é o mais perigoso, pois se inicia nas células que formam o pigmento. O segundo, apesar de menos agressivo, é o mais comum. Ele geralmente aparece na face, principalmente na testa e ao redor dos lábios.
Além de fatores hereditários, pessoas de pele e olhos claros também estão mais propensas a desenvolver a doença. O maior problema, no entanto, ainda é a falta de proteção em contato com o sol. Como a prevenção é a melhor saída, acompanhe a seguir cinco dicas para se manter distante do câncer!
Use o protetor solar todos os dias
O protetor solar deve ser usado todos os dias e reaplicado de três em três horas caso a transpiração seja muito grande ou você entre em uma piscina e no mar. É imprescindível que o produto escolhido bloqueie os raios UVA e UVB, extremamente nocivos para pele.
O ideal, independentemente da cor da pele, é utilizar o protetor fator 50, principalmente no rosto que é a região mais sensível. No entanto, a título de curiosidade, o fator indicado pelo produto é determinado de acordo com o número de vezes que ele eleva a capacidade de defesa natural da pele em exposição ao sol. Vale lembrar que, mesmo que não haja sol, é indicado utilizar o produto, pois existe, mesmo assim, a incidência dos raios UVA e UVB.
Evite a exposição ao sol em horários específicos
Até as 10 horas da manhã, o sol é mais fraquinho e, por isso, a exposição não é tão nociva. O mesmo acontece após as 16 horas, quando ele está quase se pondo. Isso porque nesse momento a incidência dos raios solares é direta no hemisfério.
Além disso, é interessante que você não deixe de aproveitar o sol antes das 10 e depois das 16 horas, pois ele também auxilia na produção da vitamina D, que é importante para o equilíbrio do organismo.
Utilize outros artifícios para se proteger dos raios solares
Além do protetor solar, vale a pena utilizar de outros artifícios para se evitar a exposição direta ao sol. Os chapéus que vira e mexe voltam à moda são uma boa opção, pois também ajudam a proteger uma área sensível que é o couro cabeludo.
Se estiver na praia ou na piscina é importante também se acomodar em um local onde haja sombra para evitar a exposição direta. Para quem gosta de tomar sol é bom repensar esse hábito pois mesmo com o protetor solar, não é interessante ficar horas se bronzeando, certo?
Consulte um dermatologista anualmente
Nem sempre é possível perceber alguma alteração. Principalmente em partes do corpo que você não enxerga tão facilmente, como as costas, por exemplo. Por isso é importante estar em constante contato com o dermatologista.
É este profissional que poderá analisar se todos os cuidados tomados são adequados e se existem produtos que podem te auxiliar. Eles também dirão caso haja alguma alteração e quais os exames e o tipo de tratamento mais indicado.
Observe o aparecimento de manchas na pele
Além de ir ao médico é importante que você mesmo confira se há algo de estranho na pele. Pintas muito escuras, que começaram a crescer merecem atenção, assim como o aparecimento de manchas de qualquer coloração.
Portanto fique atento à saúde da sua pele periodicamente, pois um pequeno sinal pode evitar um grande problema no futuro. A prevenção ainda é a melhor saída para se livrar desse tipo de doença.
Tomando todos esses cuidados será mais fácil evitar um câncer de pele, que é uma doença cada vez mais comum. A prevenção é muito simples, portanto, não deixe de adotar todos os hábitos descritos anteriormente. Cuide-se! Você já passou pro algum problema de pele? Conte pra nós através dos comentários!