Quais são as principais diferenças entre lipo e abdominoplastia?

Quais são as principais diferenças entre lipo e abdominoplastia?

Quer se submeter a um procedimento estético no abdômen e não sabe exatamente o que fazer? Tem vivido um dilema do tipo “lipoaspiração ou abdominoplastia? Eis a questão”? Pois bem: este post é para você. E a primeira função dele é avisar que você pode deixar a “dúvida cruel” sobre qual intervenção escolher de lado. Isso porque não se trata de uma opção, de escolher entre um e outro, mas de indicação a partir de avaliação do seu médico.

Você sempre achou que os dois termos fossem sinônimos? Sinta-se representado aqui também. Neste texto vamos explicar as diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia, além de comentar detalhes importantes sobre cada uma das cirurgias. É hora de saber mais sobre elas, então confira!

Afinal, o que são lipoaspiração e abdominoplastia?

Vamos começar pela explicação mais prática: lipo significa gordura, enquanto aspiração dispensa classificações, certo? Pois bem, lipoaspiração nada mais é do que aspirar a vácuo — usando cânulas — a gordura localizada. Ou seja: não há nenhuma intervenção na pele, apenas nos tecidos adiposos. Portanto, esse procedimento não exerce influências no quesito flacidez.

Essa tarefa fica por conta da abdominoplastia. Através dela o cirurgião retira toda a pele excessiva localizada abaixo do umbigo e estica a estrutura remanescente, colocando músculos abdominais no lugar. Se há gordura entre os órgãos, por exemplo, nada será feito.

Quando cada procedimento é indicado?

Como a lipoaspiração se baseia na retirada de gordura excessiva, a cirurgia é realizada, por exemplo, em pessoas magras que apresentam gordurinhas localizadas que teimam em continuar intactas mesmo com muito exercício físico e alimentação equilibrada.

Já mamães que tiveram seus bebês e não recuperaram o aspecto antigo do abdômen devem recorrer à abdominoplastia, reconstruindo a musculatura que foi expandida na gravidez. Assim, os músculos são reaproximados e a parede abdominal volta a ficar firme.

Pessoas que tiveram grande perda de peso também podem se submeter a esse procedimento. Aliás, fica aqui uma dica importante: atividades físicas e nutrição equilibrada ainda são os pontos mais importantes no desenvolvimento de um corpo mais saudável e bonito, portanto, ainda que você recorra a essas alternativas, é importante manter a dieta em dia.

E sobre a cicatriz?

No caso da lipoaspiração, a marca deixada costuma ser mínima, de aproximadamente 4mm. Isso porque o cirurgião precisa abrir apenas um pequeno orifício no abdômen para permitir a passagem da cânula que vai sugar a gordura.

Por outro lado, a abdominoplastia deixa cicatrizes maiores, afinal, tem como princípio cortar pele em pontos específicos. Dessa forma, quanto maior a flacidez detectada e a ser eliminada, maior a marca pós-cirurgia.

Como o paciente se recupera depois desses procedimentos?

Tanto para a lipo quanto para a abdominoplastia a primeira recomendação é evitar esforços físicos. No primeiro caso o repouso é de 15 dias; enquanto no último o prazo é maior, chegando a 45. Também será necessário que o paciente se submeta a seções de drenagem linfática para eliminar líquidos retidos no corpo.

E então, o nosso post respondeu às suas dúvidas? Se você ainda ficou alguma, deixe sua pergunta aqui nos comentários!

 

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

O que é Cruroplastia?
A Cruroplastia, ou Lifting de Coxa, firma e remodela a região das coxas através da retirada do excesso de pele e gordura. O Lifting de Coxa pode ser apropriado se...
Você já ouviu falar da cirurgia hidrolipo?
Também conhecida como lipolight, lipoescultura tumescente, mini-lipo, lipo fracionada, HLPA (hidrolipoclasia aspirativa) esse procedimento é indicado para pacientes com gordura localizada que não estejam em sobrepeso exagerado. Seu objetivo é...
4 razões para fazer lipo
A busca pelo corpo ideal tem se tornado cada vez mais uma obsessão, tanto para as mulheres quanto para os homens. Para alcançar os resultados, a prática de atividades físicas...