Quando está na hora de aplicar botox

Quando está na hora de aplicar botox

“Doutor, já tenho idade para usar botox?”. Essa é normalmente a primeira pergunta feita por mulheres e homens — sim, homens também — que buscam soluções para marcas de expressão no rosto. Porém, a resposta para essa pergunta é: “é preciso mudar a pergunta”. Todos sabemos que o tempo é implacável e que mudanças biológicas como queda na produção de colágeno e perda na eficácia de elastina são consequências do envelhecimento, do relógio físico que não para — e cede ainda aos efeitos da gravidade.

Mas aplicar ou não o botox (a toxina botulínica) não depende unicamente de sua data de nascimento. Quer entender mais sobre quando chega a hora em que essa pode ser uma boa alternativa? Confira no post de hoje:

O diagnóstico não está no seu RG

Quando o botox passou a ser permitido como substância de tratamento cosmético no Brasil, no início dos anos 2000, o público que mais recorria a ele tinha entre 41 e 51 anos. Hoje, pessoas ainda na gloriosa era dos 20 já procuram por essa intervenção estética.

Decidir se você deve se submeter ou não às agulhas depende da avaliação do seu médico, considerando o estado de sua pele e a situação dos músculos do rosto. Afinal, é importante lembrar que pequenos vincos quando você sorri ou franze a testa são comuns. São o que chamamos de rugas dinâmicas. O problema começa quando elas se tornam estáticas e se manifestam mesmo quando nenhum músculo está sendo contraído.

Sinais

“Doutor, já demonstro sinais de que preciso de botox?”. Esta sim é a pergunta adequada e que vai orientar a avaliação médica que dará “ok” ou não para o procedimento. Tudo vai depender do aspecto apresentado por sua tez influenciado por hábitos alimentares, cuidados diários e questões genéticas. Confira:

Rugas na testa

São as chamadas “rugas de preocupação”, que aparecem quando franzimos a parte superior da face. No entanto, com o avanço da idade ou com a deterioração muscular, vincos mais profundos podem aparecer, dando a impressão de raiva ou aborrecimento constante às feições.

A toxina botulínica aplicada ali paralisa os músculos da região e impede o avanço do problema.

Supercílio caído

O mesmo pode ser feito na lateral dos supercílios afetados pela flacidez. Com o botox, essa parte é elevada e dá a aparência de olhar mais jovial — e menos cansado — ao paciente.

Pés de galinha

Também localizados na lateral dos olhos, os temidos pezinhos são os fatores que normalmente levam muitas pessoas a comprarem os primeiros potes de creme anti-idade. Em geral, surgem na região quando somos expostos à claridade — e cerramos os olhos — ou quando sorrimos.

Aos poucos, esses vincos se tornam permanentes e dão ar envelhecido aos rostos. E aí é hora de ceder a pequenas aplicações de botox.

Queda dos cantos labiais

Quando as extremidades dos lábios cedem à gravidade e caem, fazem mais do que envelhecer o rosto: dão peso às feições e acabam dando a impressão de que a pessoa está sempre triste e deprimida.

A toxina botulínica, aplicada nessa região, reverte essa aparência. Mas atenção: o botox é adequado aos cantos. Quando as rugas são perilabiais, isto é, acima dos lábios — semelhantes a “códigos de barras” — o mais indicado a se fazer são os preenchimentos faciais, de modo que não paralise os músculos responsáveis pelo seu sorriso, certo?

Agora você entende porque é necessário ter cautela e ouvir os conselhos médicos? Faça uma análise com este profissional e verifique se no seu caso o procedimento de aplicação de toxina botulínica já é aconselhado. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, deixe o seu comentário!

 

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Você sabe qual a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?
Você sabe qual a diferença entre a toxina botulínica e o preenchimento? Muitas pacientes nos questionam sobre esses procedimentos, portanto  fizemos um post para esclarecer: Preenchimento O preenchimento é um...
Toxina botulínica nas axilas? Sim, é possível!
Sabe aquele desconforto do suor excessivo, conhecido como hiperhidrose? Pois bem, essa doença pode surgir nos pés, mãos e axilas e atinge homens e mulheres de todas as faixas etárias....
Entenda como funciona a aplicação de Botox
O Botox é um dos procedimentos estéticos que tem ganhado mais popularidade nos dias de hoje. Isso é devido aos resultados rápidos, à pouca intervenção e por ser bem acessível....