Quando eu devo trocar minha prótese de silicone?

2 minutos para ler

Saiba como proceder sobre o prazo de validade das próteses de silicone

É necessário trocar as próteses de cirurgias feitas há 10 anos atrás.  As próteses que são feitas de gel coesivo, geralmente, não necessitam ser trocadas muito cedo, embora uma revisão a cada 10 anos seja necessário. Esta revisão consiste em realizar somente uma ressonância magnética e exames de sangue para verificar se existe algum infecção.

Algumas próteses de silicone devem ser trocadas porque têm prazo de validade, estão rompidas ou mal posicionadas. Situações em que a prótese está gerando rugas ou pregas na pele podem ocorrer em próteses de grande tamanho, quando são colocadas em indivíduos com pele muito fina e com pouco tecido gorduroso para dar sustentação à pele.

Outra situação em que a prótese de silicone tenha que ser trocada é quando o indivíduo engorda ou emagrece muito e a prótese fica mal localizada, devido ao aumento da flacidez, neste caso, pode ser necessário ainda realizar um lifting associado à colocação de uma nova prótese.

Se a prótese de silicone não for trocada dentro do período recomendado, pode haver uma pequena ruptura e gerar micro vazamentos do silicone que gera inflamações nos tecidos vizinhos, podendo ser necessário até mesmo fazer uma raspagem para retirada de parte deste tecido.

A prótese de silicone deve ser trocada em meio hospitalar, com uma equipe de cirurgiões plásticos. O médico que colocou a prótese inicialmente pode realizar a cirurgia, mas não é obrigatório que o faça. Outro cirurgião plástico com os devidos conhecimentos poderá retirar a prótese antiga e colocar a nova prótese de silicone.

Posts relacionados

Deixe um comentário