Quando a toxina botulínica é indicada?

Quando a toxina botulínica é indicada?

O nome comercial todo mundo conhece: botox. E muito já foi dito sobre suas propriedades na batalha contra a flacidez facial e os sinais de envelhecimento, tornando-o um fenômeno em todo o planeta com ascensão relâmpago nas últimas décadas.

O que pouca gente sabe é que as quase milagrosas injeções também têm propriedades terapêuticas para pacientes diagnosticados com doenças capazes de comprometer desempenhos musculares básicos. Ou seja: mais do que necessidades estéticas, a toxina botulínica é poderosa, aliada, na busca por qualidade de vida a portadores de patologias limitantes.

Mas, afinal, com tantas possibilidades e tantos benefícios, quem pode recorrer ao botox? Em quais situações? Neste post apresentamos diferentes aspectos dessa substância que se transformou, na década de 70, em protagonista de soluções clínicas e relações mais amistosas com a própria aparência. Confira!

Para intervenções estéticas

O tempo passa, a idade aumenta e em contrapartida nosso relógio biológico nos força a encarar o inverso: diminuições que afetam desde a disposição física à produção de colágeno, essencial na consistência de nossa cútis. A elastina também deixa de ter a eficácia de antes e, com isso, a gravidade chega com tudo.

É aí que aparecem as rugas, sinais de envelhecimento que incomodam muita gente e levam milhões de pessoas a recorrerem à toxina botulínica todos os anos. O composto originalmente presente nas bactérias Clostridium botulinum e Clostridium parabotulinum pode causar danos graves ao organismo humano através da ingestão de alimentos infectados geralmente por má conservação.

No entanto, isolado e em doses reduzidas, relaxa musculaturas específicas e, com isso, ameniza a aparência de rugas e depressões da pele entre as sobrancelhas, na testa, ao redor dos olhos, da boca e no queixo. A indicação das aplicações não depende exclusivamente da idade do paciente e cabe ao médico decidir se elas ocorrerão ou não a partir de avaliações do estado e da aparência de cada pele.

Para fins terapêuticos

Além de ser conciliadora entre muitas pessoas e a imagem delas no espelho, a toxina botulínica também é utilizada para tratar sequelas causadas por distúrbios no sistema nervoso central ou mesmo lesões resultantes de traumatismo craniano, por exemplo.

Por isso, o botox torna-se recorrente para quem sofre com espasmos como os chamados “tiques” na boca e nos olhos, com repuxamentos ou piscamentos compulsivos; e para vítimas de derrames ou paralisias. A aplicação da toxina tem o mesmo objetivo: paralisar alguns pontos musculares atuando em placas de terminações nervosas.

Quem não deve utilizar a toxina botulínica

A exemplo de qualquer medicamento e intervenções clínicas, o botox conta com uma pequena lista de contraindicações. Com isso, indivíduos alérgicos a qualquer um de seus componentes — dentre eles a albumina, proteína do ovo — não devem se submeter às aplicações.

A regra também vale para mulheres grávidas ou lactantes; pacientes diagnosticados com patologias neuromusculares ou autoimunes (quando anticorpos avançam contra células saudáveis); e qualquer pessoa que utilize remédios anticoagulantes, por exemplo.

E você, conhecia todas essas propriedades da toxina botulínica? Pretende consultar o seu médico para saber se essa alternativa é indicada para você? Se você ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de contar pra nós através dos comentários!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Você sabe qual a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?
Você sabe qual a diferença entre a toxina botulínica e o preenchimento? Muitas pacientes nos questionam sobre esses procedimentos, portanto  fizemos um post para esclarecer: Preenchimento O preenchimento é um...
Toxina botulínica nas axilas? Sim, é possível!
Sabe aquele desconforto do suor excessivo, conhecido como hiperhidrose? Pois bem, essa doença pode surgir nos pés, mãos e axilas e atinge homens e mulheres de todas as faixas etárias....
Entenda como funciona a aplicação de Botox
O Botox é um dos procedimentos estéticos que tem ganhado mais popularidade nos dias de hoje. Isso é devido aos resultados rápidos, à pouca intervenção e por ser bem acessível....