6 razões para fazer lipo

7 minutos para ler

A busca pelo corpo ideal tem se tornado cada vez mais uma obsessão entre as pessoas, tanto para as mulheres quanto para os homens. Para alcançar os resultados, a prática de atividades físicas deve ser diária e a alimentação precisa ser equilibrada, fornecendo nutrientes na quantidade certa, para que o corpo responda da maneira desejada.

Além disso, alguns métodos cirúrgicos se tornaram opções efetivas para ajudar a alcançar a estrutura corporal desejada. Por esse motivo, a procura por procedimentos estéticos tem aumentado em grande escala, tanto em clínicas quanto em hospitais. E, dentre as técnicas mais utilizadas pelos cirurgiões estéticos, está a famosa lipoaspiração.

Já pensou em investir nessa proposta? Que tal tirar algumas dúvidas a respeito? Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você e conheça as razões para fazer lipo!

Conheça 6 razões para investir na lipoaspiração

A lipo é um dos procedimentos mais procurados para eliminar aquelas gorduras localizadas, especialmente por mulheres. Contudo, a técnica ainda desperta algumas dúvidas e inseguranças por parte dos pacientes.

No entanto, é necessário entender que a lipo pode ser um procedimento seguro e muito eficiente. Quer saber por que investir nessa técnica? Separamos 6 razões que farão você querer marcar uma consulta agora mesmo. Acompanhe a seguir!

1. A lipo reduz medidas

A lipoaspiração é um procedimento estético utilizado na remoção do excesso de gordura acumulada em regiões do corpo, como o abdome, os flancos, os braços e as pernas, por exemplo. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia não faz a pessoa emagrecer. O que a lipo faz é retirar os excessos pontuais de gordura, já que só é permitida a remoção de cerca de 5 a 7% do peso corporal total.

Por esse motivo, a técnica é indicada para indivíduos que têm hábitos de vida saudáveis, que praticam exercícios diários e que têm uma alimentação balanceada. A lipo funciona como um retoque, uma forma de modelar o corpo, reduzindo medidas e livrando você daquelas gordurinhas insistentes.

2. É um método seguro

Para remover a gordura localizada por meio da lipoaspiração são utilizadas cânulas que aspiram o tecido adiposo. Dependendo da quantidade de material a ser retirado, ela pode ser considerada mais ou menos invasiva. Contudo, de uma maneira geral, é um método bem seguro, já que atua em camadas mais superficiais e não demanda cortes.

Dessa forma, apesar de existirem várias dúvidas em relação à segurança do procedimento, a lipoaspiração é realizada com muita frequência e tem poucas chances de intercorrências. Desde que, é claro, seja feita por um cirurgião de respeito e que sejam seguidos corretamente todos os protocolos pré e pós-cirúrgicos recomendados.

3. Oferece benefícios para qualquer idade

Se o paciente foi aprovado nos exames pré-cirúrgicos, desde os exames de sangue até as avaliações físicas e psicológicas, a lipoaspiração pode ser realizada em qualquer idade. Contudo, cabe dizer que, se o paciente for menor de idade, precisará da autorização formal dos pais ou responsáveis legais por ele.

4. A recuperação é rápida

Como fazer lipo, atualmente, envolve alguns procedimentos cada vez menos invasivos e mais seguros, graças ao avanço das técnicas médicas e dos aparelhos cirúrgicos, a recuperação da cirurgia também tende a ser considerada bastante rápida.

É necessário, por exemplo, que o paciente permaneça apenas uma noite na clínica ou no hospital onde será realizada a cirurgia, para observação no caso de ocorrerem complicações causadas pelo procedimento ou pela anestesia. Porém, logo na manhã seguinte, o paciente já é liberado para voltar para sua casa.

O prazo para retornar às atividades normais também é bem curto, variando entre cinco dias a uma semana, de acordo com a resposta do organismo do indivíduo. Além disso, o resultado pode ser observado em apenas três meses.

5. Não deixa cicatrizes

Outra vantagem da lipo é que as cicatrizes são bem pequenas e tendem a ficar imperceptíveis com o tempo. Geralmente, elas têm em torno de 6 ou 7 milímetros e são realizadas com técnicas que visam minimizar sua aparência desde a remoção dos pontos.

No entanto, é bastante importante ressaltar que os cuidados no pós-cirúrgico são indispensáveis para uma boa cicatrização. Portanto, é fundamental respeitar as recomendações do médico-cirurgião. Algumas cirurgias demandam sessões de drenagem, por isso, nesse caso, procure um bom cirurgião que trabalhe em parceria com uma clínica de estética especializada em pós-cirúrgico, porque um procedimento mal feito pode estragar o resultado da lipo.

6. É um procedimento indolor

Em comparação com as cirurgias plásticas, a lipo é quase indolor. É claro que, como houve um trauma na região, você pode vir a sentir algum desconforto nos primeiros dias na área lipoaspirada. Contudo, ele costuma passar rápido e pode ser neutralizado com a ajuda de drenagens linfáticas e analgésicos leves. No entanto, há pessoas que relatam não ter sentido nenhum tipo de dor.

Veja alguns cuidados antes de fazer a sua lipo

O primeiro passo para realizar uma lipoaspiração sem problemas é procurar um profissional que esteja registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso vai garantir que ele estará apto a realizar o procedimento com excelência. Além disso, ele saberá da importância de pedir uma bateria de exames, que deverão ser realizados antes da cirurgia.

Serão feitos exames como o hemograma completo, testes de hepatite, HIV, função cardíaca, renal, hepática e pulmonar, além de conferência da cicatrização e da coagulação. Alguns profissionais também pedem uma avaliação psicológica e nutricional, para garantir que o paciente mantenha hábitos saudáveis, que não comprometam o resultado pós-cirurgia.

O terceiro e último passo para garantir uma lipo segura é certificar-se de que o procedimento será realizado em uma clínica ou em um hospital com estrutura profissional, o que é ideal para reduzir os riscos de complicações.

Entenda o que fazer no pós-operatório

Nós já comentamos sobre a importância dos cuidados pós-cirúrgicos para o sucesso da sua lipo. Além dos cuidados de higiene e de repouso, você vai precisar usar uma cinta por aproximadamente 30 dias e realizar alguns procedimentos estéticos para alcançar os resultados desejados.

Dependendo da quantidade de gordura a ser removida, a pele da região pode ficar um pouco flácida. Nesse caso, costumam ser indicados tratamentos para corrigir esse problema. A drenagem é outro procedimento obrigatório, pois ela evita o inchaço, combate os hematomas e ainda ajuda a modelar o corpo.

Entender melhor sobre como fazer lipo ajuda a afastar dúvidas e receios quanto a eliminar aquelas gorduras localizadas indesejáveis. Dessa forma, cada vez mais pessoas sonham em recorrer a esse método. O mais importante é que você encontre um profissional conceituado em quem confie, escolha uma boa instituição de saúde e siga todas as recomendações. 

Viu como a lipo é um procedimento seguro e que traz bons resultados? Ao tomar todos os cuidados, não tem erro! E se você já tomou a decisão e está sonhando com a chegada do grande dia, aproveite que já está por aqui e veja 5 dias para se preparar para uma lipo.

Posts relacionados

Deixe um comentário