Recepção de clínica: 4 dicas para melhorar o atendimento ao paciente

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A recepção de clínica é um dos primeiros contatos que o paciente tem presencialmente com você. Então, não sabemos se a primeira impressão é a que fica, como diz o ditado popular, mas que é indispensável focar nessa área para aumentar a agilidade e a satisfação dos clientes, isso é indiscutível.

Afinal, normalmente, os pacientes passam um certo tempo na recepção até chegar a sua vez na consulta. Isso é suficiente para eles avaliarem decoração, organização, qualidade dos móveis, atendimento aos demais clientes, limpeza etc.

Há muitos detalhes, que se não forem levados a sério, podem passar uma imagem ruim. Assim, continue conosco e confira algumas dicas para otimizar o atendimento oferecido na recepção da clínica!

1. Ofereça o máximo conforto

Conforme mencionado, é natural que os pacientes passem um certo tempo aguardando na recepção — que deve ser o menor possível para que isso também não cause insatisfação. Sendo assim, nada mais justo que oferecer o máximo conforto nesse momento, para que eles nem sintam o tempo passar e a espera não seja incômoda.

Cores

Isso pode ser possível pela preocupação com cores e iluminação que tragam a sensação de tranquilidade, que é o caso de tons suaves, como verde ou azul. As cores que devem ser evitadas são amarelo e branco, o primeiro não costuma passar credibilidade e o último é muito frio e impessoal.

Climatização

Essa também é uma etapa essencial para proporcionar mais conforto, já que deixar os pacientes com calor ou frio não é sinônimo de conforto. O ideal é manter a temperatura entre 22ºC e 23ºC.

2. Treine os colaboradores

É comum que os pacientes, ao procurarem clínicas, passem por algum momento delicado, o que exige um atendimento humanizado, no qual os profissionais possam ser capazes de ter empatia pela situação, saber ser atencioso, cordial e proativo. Contudo, nem sempre é fácil transmitir essas emoções, o que torna necessário investir periodicamente em treinamentos e capacitações, para que os colaboradores melhorem seu desempenho e saibam atuar de acordo com os valores da sua clínica.

3. Conte com opções de entretenimento 

Seja por conta da espera ou do momento delicado no qual os pacientes se encontram, é sempre importante ter opções de entretenimento na recepção de clínica, para que haja uma válvula de escape nessas situações. Assim, deixe à disposição jogos educativos e que ajudem a distrair, como caça-palavras, cubos mágicos, quebra-cabeças, revistas e televisão em uma programação que ajude no relaxamento: nada de programas sensacionalistas e policiais, por exemplo.

4. Atente-se aos aspectos de limpeza e higiene

Especialmente após e durante a pandemia do coronavírus, é natural que as pessoas estejam muito mais atentas para a qualidade de limpeza e de higiene de um local, principalmente médico, como critério de satisfação e retorno. Então, priorize uma higienização rígida, com uma equipe de limpeza competente e capaz de manter tudo em ordem. 

Quando se fala em aumentar a agilidade e a satisfação do cliente na recepção da clínica, a tecnologia não pode ficar de fora, já que ela facilita o trabalho dos colaboradores envolvidos e pode registrar todas as informações necessárias, como dados, histórico do paciente, exames etc., para facilitar qualquer procedimento. Aplicativos e softwares de gestão são exemplos disso.

Gostou do nosso conteúdo? Em nosso outro post, falamos mais detalhadamente sobre decoração do consultório. Confira!

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