Rinoplastia: como acontece esse procedimento?

Rinoplastia: como acontece esse procedimento?

Em uma pesquisa divulgada em 2014, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foi descoberto que o Brasil já passou os Estados Unidos em número de cirurgias plásticas realizadas no país. Um dos procedimentos campeões de procura é a Rinoplastia. Você já ouviu falar neste nome? Tem curiosidade de saber o que é? No artigo de hoje esclareceremos todas as suas dúvidas. Confira!

O que é rinoplastia

A rinoplastia é uma técnica cirúrgica, realizada para alterar o formato do nariz. Apesar da imensa procura para modificação estética, este procedimento é também responsável por corrigir desvios anatômicos, que prejudicam a respiração do paciente.

Essa é uma técnica relativamente antiga, desenvolvida ainda no final do século 19, mas que avançou com a chegada de novos materiais e estudos, permitindo menor tempo de recuperação e melhores resultados estéticos.

Como o procedimento é realizado

Duas técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas para a realização da rinoplastia: a aberta ou a fechada.

Na prática aberta, são feitas pequenas incisões na região da parte externa do nariz, nas narinas e na parte interna delas.

A prática fechada é muito menos invasiva, exigindo somente incisões na parte interna do nariz, sem precisar manipular a parte externa.

Enquanto a rinoplastia aberta é mais realizada quando há necessidade de grandes modificações na parte estética do nariz, a fechada é procurada para alterações mais simples, mas que exigem maior técnica do cirurgião que irá realizá-la.

Independentemente da técnica, a cirurgia é bastante rápida, durando entre duas a três horas, dependendo da complexidade.

Qual médico devo procurar?

A rinoplastia deve ser realizada por um médico formado em cirurgia plástica, com especialização em técnicas na região nasal, ou por otorrinolaringologistas, que também podem realizar procedimentos cirúrgicos nesta região.

Quem pode se submeter à rinoplastia

Para a realização da rinoplastia o paciente deve passar por uma bateria de exames, que são pré-requisitos de qualquer procedimento cirúrgico. Caso seja aprovado nestes exames, qualquer indivíduo pode realizar a intervenção cirúrgica no nariz, independente de sexo ou faixa etária.

No caso específico de crianças, recomenda-se alcançar o desenvolvimento total de sua massa óssea, que só ocorre na adolescência: entre 15 e 16 anos pra mulheres, e 18 anos para homens. Gestantes também devem evitar procedimentos cirúrgicos até o nascimento do bebê.

Cicatrização

Apesar de um processo de cicatrização relativamente curto, o período pós-cirúrgico exige alguns cuidados.

O uso de um curativo externo deve ser mantido por cerca de 10 dias, em conjunto com repouso máximo, e é esperado inchaço e região da face com coloração roxa durante os primeiros dias, devido ao impacto da cirurgia.

Não é comum que o paciente sinta muitas dores, mas em caso de desconforto é recomendado o uso de algum analgésico comum.

Espera-se que, com a retirada do curativo e dos pontos internos, sem marcas ou cicatrizes, a região vá se desinchando, para ganhar o formato final em até, no máximo, seis meses.

Quais os riscos do procedimento

Como qualquer processo cirúrgico, a rinoplastia também tem riscos. Apesar disso, raramente são desenvolvidos quadros de complicação. Infecção, sangramento, necrose, complicações pós-anestesia e obstrução nasal podem ser alguns dos sintomas encontrados em recuperações mal sucedidas. Para evitar maiores riscos é necessário seguir as orientações médicas para este período pós-cirúrgico.

Benefícios

Além do benefício estético que pode ser visualmente observado, a rinoplastia pode melhorar a qualidade da respiração e desconfortos na região nasal.

Se você se incomoda com o formato do seu nariz ou tem problemas respiratórios causados por desvios, não deixe de procurar um bom cirurgião especialista e aproveite todos os benefícios da rinoplastia. Se ainda tem dúvidas, deixe nos comentários que lhe ajudaremos.

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.