Ritual diário para manter a pele do rosto saudável

Ritual diário para manter a pele do rosto saudável

Você já foi convidada ou até mesmo intimada a tirar uma foto sem maquiagem para postar nas redes sociais e acabou entrando em pânico? Não se sinta sozinha. Não são poucas as mulheres que tremem ao fazer selfies sem corretivo, base e pó compacto no rosto.

E para quem quer entrar para o clube das que têm segurança em se mostrar “de cara limpa”, a boa notícia é que apresentar uma tez saudável depende de um manual simples com boas escolhas, disciplina e três passos básicos: limpar, tonificar e hidratar.

No post de hoje você vai aprender como fazer este passo a passo direitinho e conseguir os melhores resultados. Acompanhe com a gente!

Limpeza

Se o corpo é a nossa casa, a pele é a fachada dela e merece cuidados que começam de uma forma básica todos os dias: com uma bela faxina. Ao contrário do que normalmente se pensa, os cremes anti-idade não fazem milagres sozinhos. Eles complementam ações iniciadas pelo mais simples dos compostos, o H2O. Portanto, acabou de acordar? Hora de lavar o rosto. Vai dormir? Idem.

Isso porque antes de começar o dia ou ao encerrá-lo é importante tirar da pele todas as impurezas e os excessos que a agridem — o que inclui, desde resíduos de poluição, até a maquiagem e oleosidade produzida pelo próprio organismo. Para isso, fuja da água quente, que resseca a pele, e fique atenta ao sabonete que irá utilizar: prefira os neutros e específicos para os cuidados com o rosto. Os de banho, mesmo líquidos, podem acabar prejudicando.

Tonificação

Após a primeira parte da faxina facial, o nível de pH da pele sofre pequenas alterações e fica um pouco mais ácido. É nesta parte do processo que entra em cena o tônico, regulando esse índice e complementando a expulsão das impurezas na pele.

Além disso, quando aplicado com regularidade em peles oleosas, o produto também equilibra a produção de sebo e controla a flora bacteriana nessa superfície. Para quem tem pele seca, o ideal é não aderir ao uso contínuo do tônico, evitando distúrbios de lubrificação no rosto.

Hidratação

Cada tipo de pele e cada faixa etária demandam um potinho de creme específico e adequado. Por isso, é importante sim ler rótulos e indicações antes de levar qualquer produto para casa. Mas se tem algo comum para toda e qualquer cútis é o fato de que a hidratação evita ressecamento e dá um ar mais saudável e jovial ao rosto.

Por falar nisso, pequenos pés de galinha na região dos olhos podem ser indicadores de desidratação e não de rugas finas imperdoáveis surgindo. Para quem curte maquiagem: a pele hidratada deixa a make mais homogênea.

Dicas extras

Nunca durma de maquiagem

Deu pra reparar que o assunto “maquiagem” apareceu com frequência no texto, certo? Pois aqui está ele novamente para reforçar um conselho que todo mundo já ouviu: nunca, jamais, em hipótese alguma vá para a cama maquiada. Além de acordar com rímel borrado, a prática obstrui poros no momento em que seu organismo vai promover uma renovação celular completa. E há, ainda, o risco de alergias.

Não abra mão do filtro solar

Repetir sobre o filtro solar também não é demais e vale a pena mais uma dica: vai ficar ao ar livre por muito tempo? Não deixe de reaplicar o produto a cada três horas.

Não exagere nos produtos

E quando o assunto é tempo: a pressa, para a pele, também é inimiga da perfeição. Assim, nada de esvaziar tubos em apenas uma semana na ansiedade por resultados. Ao utilizar um produto, controle as expectativas e deixe-o trabalhar. Substituir cremes com muita frequência é contraprodutivo.

Esfolie na medida certa

Esse procedimento é essencial para eliminar células mortas e desobstruir poros, portanto, vale acrescentar esta prática no seu ritual também. Mas lembre-se que ele não deve ser feito frequentemente: quem tem pele seca pode recorrer ao processo uma vez por quinzena, enquanto quem tem oleosa pode esfoliar o rosto a cada três ou quatro dias. No caso de peles normais, é indicado fazer a esfoliação uma vez por semana. Enquanto isso, algo que deve ser seguido todos os dias diz respeito a alimentação balanceada e hábitos saudáveis, que influem diretamente na aparência e saúde da sua pele.

Anotou essas dicas? Então agora é hora de colocá-las em prática! Se você conhece alguma outra orientação importante sobre cuidados com a pele conte pra nós através dos comentários!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Você sabe qual a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?
Você sabe qual a diferença entre a toxina botulínica e o preenchimento? Muitas pacientes nos questionam sobre esses procedimentos, portanto  fizemos um post para esclarecer: Preenchimento O preenchimento é um...