Confira as 3 principais tendências em tecnologia na área da saúde

3 minutos para ler

Uma coisa é fato: se a sua clínica de estética não buscar ficar por dentro das transformações tecnológicas, para oferecer mais conforto, qualidade e satisfação ao paciente, a concorrência vai. Por esse motivo, é fundamental conhecer as principais tendências em tecnologia na saúde. 

Nesse sentido, não se intimide se a sua unidade é pequena, existem tecnologias que se adaptam a diferentes orçamentos. O mais importante é conhecer as opções disponíveis. Pensando nisso, neste post, preparamos uma lista com as principais tendências em tecnologia na saúde, especialmente na área da estética.

Continue conosco e fique por dentro do assunto!

1. Realidade Aumentada

Na realidade aumentada é possível criar um cenário ou situação específica, para que os profissionais envolvidos treinem e planejem cada etapa de um procedimento cirúrgico, por exemplo, com o dobro de cuidado e identificando o que pode ser melhorado no processo. Pareceu uma tecnologia de filme futurístico? Saiba que a realidade aumentada é presente no ensino de muitas faculdades de medicina. 

Além disso, a indústria da beleza também pôde experimentar mais disso durante a pandemia do coronavírus, quando houve o impedimento das visitas às lojas físicas. A realidade aumentada combina um vídeo do usuário, em tempo real, com sobreposições digitais com maquiagens e até tinturas de cabelo que se aplicam na fisionomia da pessoa.

2. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas, que coordena de forma inteligente sensores, aparelhos produtivos, câmeras etc., consiste em uma tecnologia já presente em diversos setores do dia a dia, não sendo diferente com a saúde.

Nos hospitais, ela mostra suas maiores vantagens ao contar com camisas que verificam a frequência cardíaca do paciente, por exemplo. Além disso, outro caso de como a tecnologia também é presente ocorre nos aparelhos digitais para exames de diagnósticos, que geram e armazenam dados sem a necessidade de um papel.

Assim, entre as maiores vantagens da IoT, podemos mencionar:

  • armazenamento automático na nuvem;
  • monitoramento contínuo do paciente;
  • facilidade no compartilhamento de dados;
  • empoderamento do paciente etc.

3. Evolução dos equipamentos médicos

Mesmo que a sua clínica de estética já tenha equipamentos médicos, é sempre recomendado investir na substituição deles por outros mais modernos, com maior precisão, redução de tempo nas operações e até o oferecimento de mais segurança.

De qualquer forma, mesmo que a substituição dos equipamentos médicos não esteja nos seus planos, é indispensável que eles passem por manutenções constantes, para que problemas e defeitos que eles possam apresentar não comprometam a qualidade dos serviços prestados e a precisão dos exames. Nenhuma dessas alternativas seria benéfica para sua clínica.

Como você pôde perceber, existem muitas tecnologias na saúde que agregam ao negócio. Ainda, merecem ser citadas a telemedicina, a robótica e a inteligência artificial. Seja como for, a tecnologia não pode deixar de ser incluída no investimento corporativo. Conforme mencionado, se você não fizer isso, a concorrência vai, o que não é recomendável para quem deseja a fidelização e a atração de clientes. 

Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Confira nosso post sobre tendências de inteligência artificial na saúde!

Posts relacionados

Deixe um comentário