Tudo que você precisa saber antes de aplicar botox na face

Tudo que você precisa saber antes de aplicar botox na face

A medicina estética tem avançado bastante suas técnicas, tanto cirúrgicas quanto clínicas, para melhorar a satisfação das pessoas com o rosto, o físico ou para corrigir alguma imperfeição. Uma das técnicas mais antigas, mas também mais procuradas nas clínicas de estética é o botox. O nome, na verdade, é a marca de uma toxina de bactéria Clostridium botulinum, que é aplicada em várias partes do rosto e corpo para suavizar marcas de rugas e envelhecimento. Neste artigo você vai encontrar todas as informações que precisa ter em mãos, antes de escolher aplicar um botox na sua face! Acompanhe:

Quais as indicações?

O botox é indicado para homens e mulheres adultos, que tenham começado a apresentar algumas marcas de expressão na pele do rosto. Esta técnica é indicada para quem procura suavizar linhas muito marcadas no rosto, diminuir rugas no pescoço e melhorar a expressão das sobrancelhas e boca. O botox também pode ter outras utilidades não estéticas como diminuir a produção de suor em mãos, axilas e pés, corrigir alterações estrábicas e até tratar dores de cabeça frequente. Gestantes e pessoas com problemas neurológicos não estão dentro do grupo de recomendação desta técnica.

Que profissional pode realizar?

Somente médicos dermatologistas e cirurgiões podem realizar este procedimento, embora seja possível encontrar clínicas que realizam a técnica de maneira clandestina com outros profissionais. Antes de agendar sua aplicação garanta que quem fará o procedimento é um médico com registro no CRM válido e opte sempre por clínicas ou hospitais de confiança.

Pode ser utilizado em qualquer tipo de pele?

Não há restrição em relação ao tipo de pele em que será aplicada a toxina, mas é importante ressaltar que médicos não indicam a aplicação em qualquer tipo de rugas, somente naquelas que marcam o movimento da pele, após uma expressão ou sorriso.

Onde pode ser aplicado?

O botox pode ser aplicado em vários locais da face: ao redor dos olhos, próximo às sobrancelhas, no pescoço e colo, ao redor da boca, nos lábios e no nariz. A escolha da região onde a toxina será aplicada depende da queixa do paciente e objetivo final.

Ele paralisa a face?

Esta técnica sempre foi relacionada com faces paralisadas e sem expressão, geralmente encontradas em pessoas de idade mais avançada que fizeram uso da toxina, porém isto não é uma regra. Entenda: a técnica avançou bastante nos últimos anos e os médicos têm muito cuidado com a quantidade de toxina injetada — a falta de expressão é associada ao excesso de aplicação da medicação.

A aplicação dói?

A sensação de dor é relativa e varia com a tolerância de cada paciente. Você vai sentir pequenas picadas de agulha para injeção da toxina, mas não há sintomas além disto. Algumas pessoas optam por utilizar anestésico, em cápsula ou em creme, para tentar diminuir o desconforto.

Qual é o tempo de duração do efeito?

O resultado final pode ser observado em aproximadamente dois ou três dias, e geralmente tem duração de seis a oito meses, podendo ser aplicado novamente após este período. Alguns profissionais recomendam que não se deve passar de duas aplicações de botox ao ano.

Existe risco de complicação?

Qualquer procedimento médico, seja ele estético ou não, está propenso a algum tipo de risco. No caso do botox são raros os efeitos colaterais da aplicação, mas é possível observar dores de cabeça e manchas roxas na região logo após a utilização da técnica. Em alguns casos mais graves alguns indivíduos podem apresentar ptose palpebral, que é uma queda da pálpebra superior sobre o olho, mas que é controlável após algumas semanas.

O botox é um procedimento estético que envolve, além do conhecimento prévio das técnicas e efeitos colaterais após o uso, muita reflexão sobre decidir aplicar ou não. Não deixe de tirar todas as dúvidas com seu médico para que você passe por uma experiência tranquila e totalmente satisfatória!

E você, já fez uso desta técnica para melhorar sua satisfação com o seu rosto? Relate sua experiência através dos comentários!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

Você sabe qual a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?
Você sabe qual a diferença entre a toxina botulínica e o preenchimento? Muitas pacientes nos questionam sobre esses procedimentos, portanto  fizemos um post para esclarecer: Preenchimento O preenchimento é um...
Toxina botulínica nas axilas? Sim, é possível!
Sabe aquele desconforto do suor excessivo, conhecido como hiperhidrose? Pois bem, essa doença pode surgir nos pés, mãos e axilas e atinge homens e mulheres de todas as faixas etárias....
Entenda como funciona a aplicação de Botox
O Botox é um dos procedimentos estéticos que tem ganhado mais popularidade nos dias de hoje. Isso é devido aos resultados rápidos, à pouca intervenção e por ser bem acessível....