Vai para a praia? 6 dicas para se bronzear com saúde

Vai para a praia? 6 dicas para se bronzear com saúde

O verão está chegando e o que muita gente quer na estação mais quente do ano é desfilar um corpo em forma e bronzeado. De fato a pele bronzeada é bonita e sedutora, mas o excesso de bronzeamento pode causar sérios problemas cutâneos, até porque, a luz solar só é saudável na justa medida. Dentre outros benefícios, a exposição ao sol ajuda a prevenir osteoporose, melhora o humor e auxilia no combate a doenças como raquitismo, psoríase e eczema.

Por outro lado, quando essa exposição não é feita da maneira correta, ela pode causar o envelhecimento precoce da pele, a formação de rugas, manchas e marcas de expressão, além de provocar catarata, crises de herpes e até câncer. A boa notícia é que adotando algumas medidas é possível ficar bela, bronzeada e minimizar os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Quer saber como fazer isso? Então continue lendo o nosso artigo e descubra como se bronzear com saúde!

Fique de olho no relógio

Uma das regras básicas para se bronzear com saúde é apostar na exposição ao sol nos horários adequados. É importante evitar a exposição direta e prolongada entre 10h e 16h, pois nesse período os raios UV são mais intensos. Vale destacar que de 12h a 13h a radiação atinge o pico máximo, portanto, nada de se bronzear no comecinho da tarde!

Use filtro solar

Essa dica pode soar clichê, mas nunca é demais lembrar a importância do filtro solar. Ele protege o rosto e o corpo das queimaduras, manchas e marcas de expressão. Além disso, evita que você descasque após se bronzear. Cumpre ressaltar que o fator de proteção ideal varia de acordo com o nível de exposição e tipo de pele. Quanto mais claros forem os olhos, a pele e os cabelos, maior deve ser o FPS.

Moderação é fundamental

Não fique muito tempo exposto ao sol, afinal, isso é extremamente perigoso para sua pele. Por mais que você fique bonita bronzeada, permanecer por horas e horas queimando ao sol é um prato cheio para o envelhecimento precoce. Além disso, a tendência é que você fique com a incômoda sensação de ardor.

Fuja dos bronzeamentos artificiais

Não se engane! Câmaras de bronzeamento artificial também causam danos à saúde. Assim como a exposição excessiva ao sol, esse tipo de método de bronzeamento pode causar queimaduras, câncer de pele, manchas, rugas, marcas de expressão e envelhecimento cutâneo.

Consuma alimentos que auxiliam no bronzeamento

Não é mito! Existem alimentos que ajudam no bronzeamento natural da pele e auxiliam diretamente na produção de melanina. É o caso do mamão papaia, cenoura, pimentão, beterraba, batata-doce, abóbora, melancia, tomate, manga, espinafre, agrião, couve e brócolis. Vale a pena incluir esses alimentos na sua dieta!

Lembre-se da hidratação

As peles bronzeadas pedem hidratação profunda, tanto para a manutenção da cor, quanto para a garantia da saúde da cútis, mantendo-a livre de ressecamento e descamações. E quando falamos em hidratação, não estamos nos referindo apenas à hidratação externa, com cremes pós-sol. A hidratação de dentro para fora também é indispensável, por isso não se esqueça de tomar, no mínimo, dois litros de água por dia nesse verão.

E então, você vai usar essas dicas na sua próxima viagem à praia? Sua beleza e sua saúde agradecem! Não deixe de voltar aqui e contar para nós os resultados!

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

8 formas de manter sua pele saudável no inverno
O inverno é uma das estações do ano mais cruéis para a qualidade da nossa pele, não é mesmo? O tempo seco aumenta o risco de desidratação e lesões no...
Como cuidar da pele diariamente?
Como cuidar da pele diariamente?
Para manter a pele vistosa e com o aspecto jovial é necessário cuidar muito bem dela. Não adianta só passar um hidratante de vez em quando. A atenção deve ser...
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
5 cuidados que você deve ter com a sua pele
Manter uma pele bonita e com aparência jovial requer cuidados diários, mas também é preciso investir um pouco de tempo e dinheiro para assegurar sempre os melhores resultados e garantir...