Você já marcou seu retorno pós operatório?

Você já marcou seu retorno pós operatório?

É importante que você saiba que todo tecido submetido a uma cirurgia plástica sofre algum tipo de lesão que precisa ser restaurada. Esse processo de restauração recebe o nome de reparação tecidual e ocorre imediatamente após a agressão desse tecido. Nesse processo, podem ser encontradas alterações, como edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e formação de tecido cicatricial (fibrose).

O tratamento de pós-operatório atuará prevenindo e tratando tais alterações, possibilitando uma recuperação mais rápida. Além dos tratamentos manuais, como a Drenagem Linfática, existem hoje, diversos equipamentos que ajudam na prevenção e melhor recuperação pós-operatória, porém, é importante que o paciente saiba que existe o momento certo para entrar com o tratamento pós-operatório, por isso é imprescindível que ele volte às consultas de retorno e faça o acompanhamento junto ao seu médico.

É muito comum o paciente acreditar que, por estar tendo uma ótima recuperação, não precisa voltar às consultas do pós-operatório imediato e depois de meses retornar questionando se teria algum medicamento/pomada ou tratamento para melhorar a aparência da cicatriz. Quando o tratamento ou medicamento é iniciado no momento certo, as chances de se ter uma melhora cicatricial são superiores a 80%.

A maioria das pessoas comete o erro de pensar que o tratamento de pós-operatório de uma cirurgia plástica é baseado apenas na técnica de Drenagem Linfática Manual. O planejamento da conduta no pós-operatório é amplamente variável de acordo com o tipo de cirurgia realizada pelo paciente, da fase de pós-operatório em que se encontra e dos sintomas apresentados clinicamente. Em alguns casos, a Drenagem Linfática não é indicada, devido, por exemplo, ao aumento de tensão entre as bordas cicatriciais que os movimentos (mesmo leves e sutis) ou até a gravidade podem provocar. Isso pode ocorrer em algumas regiões do corpo que apresentam maior tensão mecânica e tendência a alterações cicatriciais, como por exemplo, no pós-operatório de prótese de mamas.

Outro erro é pensar que a Drenagem Linfática trata fibroses e aderências. É uma técnica que diminui edema (inchaço) e promove alívio da dor nos primeiros dias após a cirurgia. Sendo assim, o tratamento de pós-operatório é composto por várias técnicas. Alguns dos procedimentos que podem ser utilizados no pós-operatório com seus objetivos específicos é a técnica muito realizada chamada Liberação Tecidual Funcional (LTF). É uma técnica manual que desenvolve flexibilidade e funcionalidade aos tecidos aderidos e com fibroses pela própria cicatrização. É um tratamento simples, indolor, não invasivo e de rápida resposta.  É um conceito que trata e reabilita pós-cirúrgico recente e tardio, porém, sempre com melhor resultado quando iniciado no momento certo.

Por isso, mesmo que esteja se recuperando bem, tendo uma ótima evolução cirúrgica, não deixe de fazer o acompanhamento junto ao médico. O resultado da cirurgia depende principalmente do paciente e da sua conduta no pós-operatório.

Marque já seu retorno! Entre em contato (31) 99611-2800

 

Adicione um comentário

*POR FAVOR, PREENCHA OS CAMPOS CORRETAMENTE.

Posts relacionados

O que é a Onfaloplastia?
A onfaloplastia está indicada para pacientes que perderam muito peso ou passaram por efeito safona, mulheres que passaram por uma gestação. Normalmente as pessoas que acumulam excesso de gordura ou...
Cirurgia de correção de cicatriz
Muitas pacientes nos perguntam sobre a correção de cicatriz que fizemos na Julia Hennessy, portanto fizemos um post para tirar grande  parte dessas dúvidas: A Cirurgia de correção de cicatriz...
Por que não informamos preços dos procedimentos por telefone ou pelas redes sociais?
É importante ressaltar que o fato de não informarmos valores pela internet se dão, em primeiro lugar, por questões éticas. Isso porque, o Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação...